slide
@Arquivo Municipal de Lisboa (CML/AML)

Garantes da conservação de uma memória histórica e coletiva, os arquivos públicos portugueses (municipais e/ou outros) conservam, em vários casos, uma importante documentação medieval passível de esclarecer temáticas associadas à história local, regional e nacional. Tais acervos têm vindo a ser perscrutados pela comunidade dos medievalistas, consoante o conhecimento das existências, o estado da documentação e as condições de acessibilidade o permitem. Para isso têm beneficiado do intenso trabalho desenvolvido pelos arquivistas em termos de catalogação, inventariação e disponibilização da documentação.

No âmbito de um projeto de investigação em curso entre o Arquivo Municipal de Lisboa e o Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA, dedicado à exploração e divulgação da enorme riqueza dos fundos medievais relativos à cidade de Lisboa, entendeu-se ser muito importante refletir sobre a relação mais lata entre a Arquivística e a História, entre os arquivos municipais portugueses e os utilizadores da documentação medieval por eles custodiada.

O presente congresso pretende constituir um espaço de debate, de partilha e sobretudo de reflexão sobre os desafios científicos que se colocam a ambas as disciplinas. Através de exemplos apresentados por arquivistas e historiadores pretender-se-á ponderar, por um lado, o papel que adquirem os arquivos municipais na arquivística portuguesa atual, bem como as problemáticas de conservação e de acesso à documentação medieval que conservam e, ainda, sobre as formas mais adequadas para a sua divulgação. Por outro lado, pretende-se associar a contribuição dos historiadores para o mapeamento das fontes medievais aí conservadas, bem como para a valorização dos seus conteúdos para o desenvolvimento do conhecimento histórico nacional e internacional.

Sem pretender esgotar tais temáticas e sem esquecer as especificidades de cada uma destas disciplinas, este congresso propõe um retorno à velha questão do relacionamento entre arquivistas e medievalistas e às novas oportunidades de entendimento criadas por um quadro de apoio à investigação (bolsas, projetos de investigação, cursos universitários pós-graduados) propiciadoras de um crescente trabalho em comum.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Amélia Aguiar Andrade (IEM/FCSH/NOVA)

Denise Santos (AML/DPC/DMC/CML)

Inês Morais Viegas (AML/DPC/DMC/CML)

Mário Farelo (IEM/FCSH/NOVA)

Marta Gomes (AML/DPC/DMC/CML)

 

ENTRADA GRATUITA . 

INSCRIÇÃO PRÉVIA até 16 de Novembro de 2016

Confirmação limitada à lotação da sala

 

PROGRAMA

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/fotos/editor2/Eventos/IEM%20Congresso%20Nacional%202016/programa_congresso.pdf

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/eventos/desvendar-memorias-arquivos-e-historia-medieval/

 

LOCAL:

Teatro Aberto
Sala Vermelha
Praça de Espanha
1050-107 Lisboa

Autores: Arquivo Municipal de Lisboa (CML/AML) e Instituto de Estudos Medievais (IEM/FCSH|NOVA)

Similar Posts