No dia 25 de março, a Biblioteca Pública de Évora completou 212 anos, o que faz dela a biblioteca de leitura pública mais antiga do país.
Para assinalar a data, a equipa da BPE preparou um conjunto de atividades para todos os públicos, num dia de biblioteca aberta à comunidade. E a comunidade respondeu positivamente, uma vez que cerca de 1200 pessoas passaram pela biblioteca para participar nas atividades ou para conhecer melhor a instituição e o trabalho que desenvolve.
Fundada em 1805 por Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas, Arcebispo de Évora, a BPE sobreviveu a várias vicissitudes, desde as invasões francesas aos sucessivos planos de desintegração ou reformulação que os anos e as diferentes tutelas foram trazendo. Em 2012, a BPE passou a integrar a estrutura da Biblioteca Nacional de Portugal. Os seus objetivos a curto e médio prazo passam pela requalificação do edifício e criação de melhores condições de utilização, na disponibilização ao público da coleção recebida por via do depósito legal (que recebe desde 1931) e na correta identificação, descrição, preservação e disponibilização da riquíssima coleção histórica e patrimonial de que é fiel depositária.
A BAD felicita a Biblioteca Pública de Évora pela sua longevidade e resiliência e deseja-lhe muitos mais anos de serviço público!