A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, através do seu Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GTAM) e em articulação com as Delegações Regionais Norte e Centro, promove um conjunto de oficinas formativas sobre Avaliação, seleção e eliminação de documentos acumulados.
Estas ações de formação, de carater eminentemente prático, foram pensadas para a realidade dos municípios e visam a capacitação dos seus profissionais para a interpretação e aplicação da
Portaria 1253/2009 – Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais.
Numa altura em que, na sequência do Plano de Classificação para a Informação Arquivística da Administração Local (PCIAAL), se prepara a nova Portaria de Gestão de Documentos para as Autarquias, é da maior oportunidade avaliar e selecionar a documentação até agora produzida, aplicando-lhe os destinos finais previstos e contrariando a indesejável acumulação.
Neste sentido, estas oficinas têm por objetivo explicitar a importância das operações de avaliação de documentos no âmbito da gestão da informação, e apresentar uma metodologia de trabalho para proceder à seleção e eliminação da documentação acumulada.
Asseguradas por Daniel de Melo, formador e profissional com grande experiência em matérias de classificação e avaliação, estas oficinas obedecem ao seguinte calendário:
• 19 a 20 de junho, em Viseu, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva
• 21 a 22 de junho, em Aveiro, no Arquivo Distrital
• 23 e 26 de junho, em Coimbra, na Biblioteca Geral da Universidade
• 27 a 28 de junho, no Porto, na Universidade Portucalense
• 29 e 30 de junho, em Vila Real, na Comunidade Intermunicipal do Douro
Não perca a oportunidade de participar nestas oficinas e de contribuir para a gestão de documentos da sua autarquia.
Consulte o programa, disponível aqui e inscreva-se o quanto antes!