exemplo lx
| Notícia BAD

No dia 3 de julho, a BAD em parceria com a APDIS, organizaram na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa uma reunião de trabalho sobre Bibliotecas, Acesso à Informação e a Agenda 2030, com o objetivo de sensibilizar os profissionais para a importância das bibliotecas para o cumprimentos dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao longo do dia, c. de 30 profissionais ficaram a conhecer a estratégia da IFLA sobre o contributo das bibliotecas para a Agenda 2030, os principais documentos orientadores que ajudam os bibliotecários a melhor compreenderem esta temática e a identificarem oportunidades de dar visibilidade ao seu trabalho diário, bem como aos seus projetos e serviços.

Durante a sessão, Sandra Moura Dias, partilhou ainda a experiência das Bibliotecas Municipais de Loures no alinhamento dos objetivos dos projetos com a Agenda 2030.

Nesta sessão, os participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar um trabalho prático de alinhamento de projetos de bibliotecas com os ODS, as suas metas e os indicadores globais definidos pelas Nações Unidas. Para isso foi utilizado um guia para bibliotecas, produzido por Paula Ochôa e Leonor Gaspar Pinto.

Porque sem evidências não é possível comprovar os contributo efetivo para os 17 ODS, a sessão centrou-se em identificar metodologias para os projetos e serviços das bibliotecas conseguirem ficar alinhados com as metas e os indicadores da Agenda 2030.

Similar Posts