bannerwebinar2019

Não teve a oportunidade de participar na 1ª edição do webinar WIKIS E PATRIMÓNIO CULTURAL?

Então não perca esta oportunidade e inscreva-se na 2ª edição deste webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Sistemas de Informação em Museus e agendado dia 9 de dezembro de 2019!

Título do Webinar: WIKIS E PATRIMÓNIO CULTURAL – 2ª edição
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Sistemas de Informação em Museus
Data e hora: 9 de dezembro de 2019, das 21h30 às 22h30.
Oradora: Luísa Alvim, CIDEHUS- Universidade de Évora e Arquivo Municipal Alberto Sampaio (Município de Vila Nova de Famalicão)
Resumo:
Apresentam-se os antecedentes teóricos à constituição do software Wiki, o contexto do seu aparecimento e as suas caraterísticas. Revisitam-se conceitos de Inteligência Coletiva, Wikonomia, Wikipédia, Participação e colaboração em Redes Sociais e Movimento de Software Livre.
Introduz-se os participantes no conhecimento sobre a grande variedade de softwares Wiki e os mais utilizados para disseminar o conhecimento e o património cultural em geral.
Apresentam-se exemplos de utilização do Wiki nos museus a nível internacional, ainda os projetos portugueses Wiki Camilo e Wiki Media Tejo que salvaguardam o património cultural português.
Discute-se a implementação do um projeto Wiki enquanto fonte de informação e salvaguarda do património histórico, literário e cultural.
O que se pode aprender com este webinar?
Deseja-se que os participantes possam ficar mais conhecedores das principais caraterísticas do software Wiki e do contexto do seu aparecimento. Espera-se que fiquem a conhecer alguns exemplos relevantes de instituições da memória que implementaram projetos Wikis e que adquirem conhecimentos sobre a possibilidade de implementação, nas suas instituições, de um projeto Wiki para salvaguarda da memória histórica, literária e cultural.
A quem se destina este webinar?
Profissionais de Informação, professores e outros interessados.

Preço de associado: Gratuito
Preço de não associado: 10,00 euros
Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o sítio web da BAD ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@noticia.bad.pt

Similar Posts