ConversasComNorte 09122020

Na passada 4.ª feira juntamos-nos, novamente online, para as últimas Conversas do ano.

Desta vez a primazia do discurso foi voltado para a leitura pública e o trabalho meritório, empreendedor e dedicado dos profissionais das bibliotecas municipais, atores de primeira linha, de contacto com as comunidades locais.

Como “Associado na Primeira Pessoa” tivemos a nossa colega e Presidente da Delegação Norte da BAD, agora cessante, Isabel Costa. Nascida antes da revolução de abril, Isabel foi a primeira licenciada da família que, de pontencial professora primária a vemos a assumir a carreira de bibliotecária, desejo que se foi despertando fruto das sucessivas experiências profissionais que teve. Na bagagem trás consigo nomes que representam marcos importantes na sua vida, auxiliando-a a dar os primeiros passos como profissional de informação, como foi o caso de Isabel Sousa e de Henrique Barreto Nunes.

No debate do tema “Trabalho colaborativo: o que aprendemos com os outros?”, Gorete Afonso, trouxe-nos uma visão muito prática de trabalhos desenvolvidos na biblioteca do município de Montalegre e o quão importante é fazer parte de “redes” locais, nacionais e internacionais, onde o trabalho colaborativo é a palavra-chave para a aprendizagem, para a partilha e construção de novos caminhos. Este momento foi fechado de forma excelente pela colega Aida Alves, que muito bem sintetizou o papel fundamental das bibliotecas públicas, no seu constante trabalho com as comunidades, com o cidadão, na promoção da educação, da cultura local, abrindo esta “janela” para o mundo de forma igualitária e democrática.

Para ouvir e sentir de perto estes relatos assista a esta Conversa no canal do youtube da BAD.

Esperamos poder contar convosco aqui para outras partilhas e outras “Conversas com Norte” para o ano de 2021!

Até lá, um bem haja a todos e cuidem-se!

Boas Festas!

Similar Posts