Proença a Nova2

O júri do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, na sua 6ª edição, decidiu atribuir o Prémio de 2019 à candidatura “Bibliomóvel de Proença-a-Nova”, apresentado pela Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.

O projeto “Wiki Médio Tejo – Enciclopédia Digital do Médio Tejo” apresentado pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo, foi distinguido com uma Menção Honrosa.

Considerou o júri que o projeto vencedor é um projeto diferenciador, da comunidade e para a comunidade. Destaca-se pelo serviço “fora de portas”, em zonas de baixa densidade populacional, com uma população envelhecida e pouco alfabetizada, disponibilizando outras valências (com uma forte componente social),  para além dos serviços tradicionais de biblioteca, o que contribui  para o impacto que têm junto das comunidades servidas. A Bibliomóvel de Proença-a-Nova, tem conseguido aliar os serviços tradicionais de empréstimo domiciliário e consulta de documentos, com o acesso à Internet, a utilização de ferramentas de videoconferência e de impressão de documentos, o pagamento de serviços e a articulação com outros serviços do Município, na área dos serviços online ao cidadão ou dos cuidados básicos de saúde.

Destacou ainda, o júri, a sua continuidade, desde 2006, não deixando porém de se recriar e adaptar, seja incluindo novos serviços, seja identificando oportunidades para auxiliar as comunidades mais isoladas e com mais dificuldade em aceder à Informação.

https://youtu.be/oRaxVnUEOAA (Bibliomóvel de Proença-a-Nova)

Relativamente ao projeto a que foi atribuída uma Menção Honrosa, o júri considerou ser um projeto inovador ao nível de novas valências e serviços para a comunidade do Médio Tejo atendendo ao seu aspeto colaborativo. Destacou ainda o facto de ser um projeto de uma Rede de Bibliotecas e o seu baixo custo, associado ao facto de utilizar uma ferramenta colaborativa que permite que a comunidade contribua para a criação de conhecimento, através de uma ferramenta WIKI.

http://wikitejo.mediotejo.pt/

Similar Posts