A aprendizagem e ação conjunta reforçam a nossa esperança no futuro e a possibilidade de sermos felizes na profissão.

diana silva
FotoDianaSilva 002 1
Diana Silva

Há quanto tempo é associado da BAD?
Sou associada da BAD desde 2012, ano em que foi reativado o Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da BAD, do qual faço parte desde essa data.

Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “?
Enriquecedora, desafiante, feliz.

Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD?
Com a BAD é possível aprender a fazer em conjunto, no verdadeiro caminho da partilha de saberes e da construção, fundamentais nos dias de hoje, seja pela participação em iniciativas de formação, mentorias ou programas de mobilidade, pela ação em Grupos de Trabalho ou pela participação em congressos e encontros profissionais.

Como associada, o que a BAD ainda não tem para lhe oferecer? 
Talvez um maior reforço das atividades de formação nos domínios ligados à gestão estratégica de bibliotecas e à necessária reformulação organizacional de serviços de informação face aos desafios transformadores da era da Inteligência Artificial.

Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?
A aprendizagem e ação conjunta reforçam a nossa esperança no futuro e a possibilidade de sermos felizes na profissão.

Nota Biográfica

Diana Silva é bibliotecária nos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro desde 2002. É licenciada em Ciências Históricas e possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais. Trabalha há cerca de 22 anos com informação científica e técnica, especificamente na conceção de serviços de apoio à comunidade de I&D no domínio da Ciência Aberta e na promoção de competências de literacia de informação e de literacia digital. Desenvolve atividade como formadora em várias instituições de ensino superior e outras entidades nos domínios da descoberta e uso ético da informação científica e de práticas de Ciência Aberta. Integra o Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, sendo, neste contexto, coautora das Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal 2020-2022.

Similar Posts