No passado dia 19 de novembro de 2021 decorreu, em Santarém, a 3ª Edição das Jornadas de Gestão da Informação – Interação entre Arquivistas e Informáticos subordinada ao tema “A Inteligência Artificial ao Serviço da Gestão da Informação”.

Promovido pelo Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GT-AM) da BAD, em parceria com o Município de Santarém, este evento visou sobretudo dois objetivos:

  • Dar continuidade à aproximação entre os profissionais intervenientes na gestão da informação, pois o GT-AM reconhece que a abordagem multidisciplinar e colaborativa é essencial para alcançar o sucesso neste domínio.
  • Compreender o papel da Inteligência Artificial na gestão da informação das organizações através da partilha de perspetivas e experiências por parte de profissionais.

Como forma de balanço, alinhando os objetivos citados com os resultados alcançados, o GT-AM realça:

  • As Jornadas contaram com mais de uma centena de inscritos, um valor significativo para um evento presencial num contexto pandémico sendo revelador do interesse pelo assunto.
  • No que concerne ao tema em si, as sessões tiveram uma considerável adesão e participação, prolongando-se para além do horário previsto, o que confirma a pertinência do abordado. O conteúdo do discutido agregado ao interesse demonstrado indicam, por um lado, que existe aplicabilidade da inteligência artificial na gestão da informação e, por outro, que está criado um espaço no qual os profissionais da informação podem, pretendem e devem contribuir.

Para um conhecimento mais aprofundado do evento e do balanço realizado convirá consultar as suas CONCLUSÕES.

Na esperança que o evento tenha sido proveitoso para todos, o GT-AM agradece a quem o tornou possível, designadamente aos participantes, ao Município de Santarém pela excelente colaboração na organização.

O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GT-AM)

Similar Posts