ConversasComNorte

A última sessão do ano trouxe-nos mais momentos dignos de registo e partilha nesta comunidade que é a BAD, pois os bons exemplos, as boas práticas e os profissionais que lhe dão vida assim merecem que lhes seja dada voz.

Manuel Luís Real foi o nosso Associado na 1.ª Pessoa. Com ele viajamos desde a génese da BAD, da qual faz parte e muito tem contribuído para a sua afirmação, pelo trabalho exemplar desenvolvido ao longo da sua carreira profissional, pela partilha e transmissão de conhecimento e experiência, através dos inúmeros cursos e formações que ministrou, pelo auxílio na estruturação do conhecimento arquivístico, pela sua participação ativa no Grupo de Trabalho de Arquivos da BAD e o seu contributo na elaboração do “Manual de Arquivística”.

A riqueza do seu legado não se fica por aqui, percorre o crescimento, a modernização, a organização e gestão daquilo que conhecemos hoje como Arquivo Histórico Municipal do Porto, um serviço de referência, multifacetado que serve a comunidade de forma presencial e virtual. Ao longo do seu discurso não deixa de referir e prestar agradecimento a algumas pessoas que o acompanharam, colegas e membros da sua equipa, sem os quais não teria sido possível levar muitos dos seus projetos a bom porto. Seguiu-se a apresentação do tema a debate: Boas práticas em serviços de informação: a experiência do Arquivo do Centro Hospitalar Universitário de São João, onde contamos com a presença da Fernanda Gonçalves, diretora e responsável deste serviço.  Aqui seguimos o percurso feito no arquivo desde a sua chegada à instituição, passando pela gestão de informação de cada área funcional e campo de atuação desta mega organização. Abordou ainda os projetos e parcerias realizados, tais como: o Arquivo e a Preservação Digital da Informação Clínica, dando especial ênfase ao último projeto, que resultou no Repositório Clínico Digital.

Por fim, deixa-nos alguns desafios e reflexões daquilo que é o papel dos arquivistas e gestores de informação, perante as preocupações de hoje com a transição digital, com os problemas da preservação e continuidade digital.

Se não teve oportunidade de estar presente, poderá consultar o canal do YouTube da BAD e assistir a esta e outras sessões.

Não se esqueça que as Conversas com Norte agora acontecem bimestralmente, por isso regressaremos em Fevereiro de 2022. Até lá!

A Delegação Regional Norte

Similar Posts