DSCF0762

Em 2019 o Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) deu início a um ciclo de reuniões técnicas, abertas a todos os membros do grupo de trabalho, com a realização de três reuniões abertas em Torres Vedras, Vila Nova de Famalicão e Lisboa.

Estas reuniões  tiveram como  principais  objetivos  consolidar  novas  formas  de partilha, discutir os trabalhos em curso e apresentar alguns temas em foco no ciclo de trabalhos do GT-SIM. 

3C3B764F 8D4A 473B 856C 01503D3C88FF 1 102 o

Em virtude do contexto pandémico não foi possível dar continuidade a estas iniciativas mas, em 2022, regressámos com a primeira reunião aberta no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), que se realizou no dia 2 de abril. 

3136274A 2D3F 403D 98D5 63DFA8F97066 1 102 o

O programa contou uma reunião durante a qual refletimos sobre a descolonização de dados associados às nossas coleções. Partindo do projeto em desenvolvimento no MHNC-UP, apresentado pela Rita Gaspar e pela Juliana Alves, abordámos questões relacionadas com a documentação das coleções e de que forma podemos descolonizar a informação sobre os nossos objetos e apresentá-la ao público. De seguida, a Maria José de Almeida guiou-nos por uma interessante reflexão sobre o termo descolonização e as implicações da sua utilização. Ainda na parte da manhã seguiu-se uma visita à exposição e reservas do MHNC-UP. 

Durante a tarde, o programa contou com uma visita guiada à Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva. 
Vejam algumas fotografias do evento!

Agradecemos o apoio da Universidade do Porto e o acolhimento no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto pelos membros do GT-SIM, Rita Gaspar e Juliana Alves!

Esperamos por todos nas próximas reuniões! Pois ninguém sabe mais que nós todos juntos!

Similar Posts