MENTORIA EVENTOS BAD

A 1ª edição do Programa de Mentoria principiou no dia 4 de maio de 2022 numa sessão online muito participada, com os 19 mentorados e os 19 mentores. O programa terminará a 4 de dezembro de 2022.

Participantes Mentorias 2022

Previamente, a Comissão Técnica da Profissão-BAD analisou as 27 candidaturas ao Programa de Mentoria, sete das quais foram de indivíduos não associados que logo foram convidados a ingressar na associação para usufruírem do programa. Um destes candidatos inscreveu-se na associação, tendo a CT aprovado a sua entrada juntamente com as outras 20 candidaturas dos associados. No final, após duas desistências, ficaram 19 candidatos a quem foram atribuídos mentores.

Durante o programa, o mentor e o mentorado escolhem as áreas a trabalhar que entenderem, mediante as necessidades e objetivos que o mentorado proponha e as propostas que o mentor recomende.

O programa traz muitos benefícios para o mentorados, como partilhar ideias e receber conselhos de um profissional experiente; desenvolver novas competências, obter novos conhecimentos e conhecer boas práticas; identificar áreas de desenvolvimento e de crescimento profissional; aprender a dar e a receber opiniões, partilhar ideias e a estabelecer objetivos com um colega de profissão; receber feedback construtivo sobre projetos e atividades; ampliar os contactos profissionais; valorizar as práticas do associativismo e participar nas atividades da BAD.

Este programa só é possível pelo apoio voluntário dos associados que oferecem o seu tempo como mentores, contribuindo para a melhoria de competências da comunidade profissional. O mentor vai oferecer apoio e aconselhamento em questões profissionais ou de carreira e acompanhará o mentorado na sua compreensão da profissão e das várias possibilidades de exercício e de desenvolvimento profissional. Para os mentores, as vantagens, também, são inúmeras: contribuir para o desenvolvimento da profissão; partilhar experiências, ideias e competências; aprender novas práticas e ideias profissionais; satisfação pessoal em transmitir conhecimentos e a sua experiência profissional; melhorar as estratégias de comunicação e de liderança.

Com este programa, a BAD oferece mais um serviço aos associados e deseja que muitos outros, no próximo ano, possam usufruir, como mentores ou como mentorados, deste programa.

Vamos construir juntos!

Luísa Alvim
Vogal da Profissão

Similar Posts