4Conferencia eventoBAD 1

É com enorme prazer que anunciamos a realização da 4ª Conferência do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus, que irá realizar-se no dia 11 de novembro de 2022, no Instituto Cervantes em Lisboa.

A avaliação e gestão de qualidade não são conceitos que habitualmente associamos à gestão das instituições de memória, sobretudo nos contextos sul europeu e ibero-americano nos quais nos inserimos. Existe uma fraca tradição de análise e avaliação de procedimentos nas nossas Bibliotecas, Arquivos e Museus (BAM) que tem uma dupla consequência negativa: não só dificulta a correção de erros como também não potencia a replicação de boas experiências que são, assim, pouco valorizadas. Esta constatação não deve, contudo, ser encarada como uma fatalidade mas antes ser entendida como uma oportunidade de reverter o panorama atual num esforço para melhorar os serviços das nossas BAM.

O Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) lança este desafio à comunidade de profissionais das instituições de memória, propondo a avaliação e qualidade como tema da sua próxima conferência. O que pretendemos avaliar e como podemos avaliar? E qual o papel da documentação e da gestão da informação nas BAM nestes processos de avaliação e melhoria contínua?

Pretende-se que este possa ser um espaço de reflexão, partilha de experiências e que abra caminhos que se desenvolvam no futuro com o objetivo de melhorar consequentemente o nosso trabalho para todos os nossos públicos.

Esta Conferência tem o apoio do Instituto Cervantes e do Goethe Institut.

Contamos com a sua participação e partilha de experiências!
Divulgue este evento junto da sua rede de contactos.

Similar Posts