bibliotecas publicas escolares concelho

A história das bibliotecas públicas no Cartaxo, remonta a 2 de dezembro de 1956, data da inauguração da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, no âmbito do centenário do nascimento do dramaturgo, Marcelino Mesquita (1856-1919). A Biblioteca, cujo edifício é doado à Câmara Municipal por António Mesquita (1866-1946) tinha como objetivo, a abertura «na parte urbana (…) de uma biblioteca para leitura pública, de todos os livros ali existentes seus» e os «que pertenceram ao seu irmão»[1].

Atualmente, a Biblioteca é constituída por diversas salas, incluindo, a Sala de Referência, Consulta Local e Sala de Leitura; a Sala António Mesquita com mais de mil livros; a Sala de Leitura Professor Ferreira da Costa que, compreende um vasto conjunto de publicações editadas pela Livraria Sá da Costa; a Sala de Audiovisuais e Informática – com acesso à Internet e a Sala de Arquivo – com diversas publicações periódicas, como, o jornal Notícias do Cartaxo (1954-1963) e O Povo do Cartaxo (desde 1977) e, o espólio do dramaturgo Marcelino Mesquita, de que se incluem, fotografias, correspondência, manuscritos e recortes de jornais. Dispõe ainda, de um Salão das Artes, com a exposição de obras dos pintores, José Tagarro (1902-1931), Jorge Maltieira (1908-1994) e Eduardo Rosa Mendes (1906-1983) e no seu espaço exterior, o Jardim das Letras, onde se pode desfrutar da leitura ou navegar na Internet.

Em 2017, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo propôs a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo, com o objetivo de partilhar recursos de informação e valorizar o papel das Bibliotecas da região. Um ano depois, em setembro de 2018, a Biblioteca Municipal, enquanto membro fundador, passa a integrar a Rede Intermunicipal das Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT) e a ser uma das onze bibliotecas que disponibiliza à comunidade diversas de sessões de promoção das literacias digitais, no âmbito do BiblioTICs e do projeto PADES, em implementação pela RIBLT, com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e financiamento da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

A 11 de março de 2022, a Biblioteca Municipal passa a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) – programa criado em 1987 – depois de, em fevereiro, ter sido assinado o protocolo de adesão à Rede, entre a Câmara Municipal e a DGLAB.

Presentemente, a RNBP é constituída por 243 municípios, integrando 59 bibliotecas itinerantes e 413 bibliotecas públicas municipais, de que faz parte, a Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita (Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita (cm-cartaxo.pt)[2].

As Bibliotecas Escolares

Até ao 25 de abril de 1974, só existia no Cartaxo o Externato Marcelino Mesquita – fundado em 1937 que, depois do ensino primário, ensinava os filhos das pessoas mais abastadas. A partir de 1980, com a inauguração da Escola Secundária do Cartaxo, o Ministério da Educação passou a ter mais uma escola a administrar, além de, no ano letivo de 1975/1976 ter começado a funcionar o ensino preparatório, numa propriedade doada pelo António Mesquita, a Escola Preparatória José Tagarro, posterior, Escola EB 2,3 José Tagarro, hoje, EB 1 José Tagarro[3].

Só no início do século XXI, é que podemos falar em Bibliotecas Escolares no concelho do Cartaxo, enquanto espaços que proporcionam aos utilizadores recursos e aprendizagens necessários à leitura, acesso, uso, produção da informação e conhecimento, beneficiadas pela criação dos Agrupamentos Escolares e pela integração na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) – programa criado em 1996. Desde 2003 e, de acordo com o Decreto-lei n.º 7/2003, de 15 de janeiro, a coordenação da política educativa passa a ser da responsabilidade do Conselho Municipal de Educação do Município do Cartaxo, órgão colegial de intervenção nas comunidades educativas.

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo foi homologado, a 12 de março de 2004. Resulta da agregação, em 2012, do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita e da Escola Secundária do Cartaxo, esta última, inaugurada a 17 de novembro de 1980. O Agrupamento é constituído por nove estabelecimentos de educação e ensino, sendo a sua sede, a EB 2,3 Marcelino Mesquita inaugurada a 16 de setembro de 2013.

Em janeiro de 2013, a Câmara Municipal do Cartaxo estabeleceu um protocolo com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para a implementação e consolidação de RBE no concelho. A decisão foi aprovada na reunião de Câmara, a 29 de janeiro, onde o executivo municipal adiantou ainda que os agrupamentos escolares Marcelino Mesquita, no Cartaxo e D. Sancho I, em Pontével, eram parceiros do projeto, sendo que a Biblioteca na sede deste último Agrupamento, já pertencia desde 2002 à RBE.

Na atualidade, o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo dispõe de três Bibliotecas que integram a RBE:

A Escola EB 2,3 de Pontével foi criada a 12 de setembro de 1997. Em 2001, constituiu-se o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, incorporando os três níveis do ensino básico – 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, bem como, a educação pré-escolar, em cinco freguesias, Cartaxo-Vale da Pinta, Ereira e Lapa, Pontével, Vale da Pedra e Valada: a escola sede com 2.º e 3.º Ciclos, seis escolas do primeiro ciclo e quatro jardins de infância.

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Pontével possui duas Bibliotecas Escolares:

  • Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Pontével – sediada na sede do Agrupamento, serve o 2.º e o 3.º Ciclo e foi integrada em 2002 na RBE.
  • Biblioteca do Centro Escolar de Pontével – uma extensão da Biblioteca da sede do Agrupamento. O Centro Escolar de Pontével – o único no concelho do Cartaxo, foi constituído no ano letivo 2019/2020 e é dedicado aos ensinos pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico. Nas Escolas e Jardins de Infância onde não existe uma biblioteca, os alunos beneficiam do service, “Biblioteca em Movimento”[4].

A 20 de maio de 2022, a Câmara Municipal do Cartaxo apresentou o projeto de literacia digital para o Ensino Pré-escolar – “Entrei no Mundo Virtual” – que se inicia ainda este ano letivo nos agrupamentos de escolas do concelho. Falamos de um projeto de inovação e excelência na área da literacia digital, dirigido a crianças a partir dos cinco anos e com o envolvimento da comunidade educativa na valorização da capacitação digital desde a infância. No âmbito do projeto, o município entregou 13 computadores a cada um dos jardins-de-infância públicos do concelho, num total de 78 equipamentos, com os programas informáticos e pedagógicos necessários ao trabalho dos técnicos e educadoras e à aprendizagem das crianças.

A 10 de setembro de 2019, nasce a Rede Concelhia de Bibliotecas do Cartaxo que integra as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Pontével, cuja gestão é da responsabilidade de um(a) Coordenador(a) Interconcelhio(a). Este é um grupo de trabalho que, no contexto da Escola atual, tem desenvolvido um trabalho em rede, implicado não apenas na organização e gestão das Bibliotecas Escolares, mas também, na mudança das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no desenvolvimento das literacias, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania.

Em suma, o desenvolvimento tecnológico acelerado que caracteriza a sociedade atual constitui um desafio para as bibliotecas e para as redes locais, nomeadamente, no que respeita à prestação de mais e melhores serviços digitais. Para esta prossecução é fundamental o envolvimento dos municípios e das escolas em todo o processo, tendo em consideração a inscrição das bibliotecas na rede escolar nacional, bem como, o contexto de alargamento das competências dos municípios no domínio da educação. Em outubro de 2021, segundo os últimos dados da RBE e da Pordata, existem em Portugal 2541 Bibliotecas Escolares, sendo que 2511 são do subsistema de ensino público e 30 do privado. Esperamos que, ao longo dos anos, mais bibliotecas sejam integradas na RBE.

Cronologia

1937 – Fundação do Externato Marcelino Mesquita;
1956 – Inauguração da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita;
Ano letivo 1975/1976 – Inauguração da Escola Preparatória José Tagarro;
17 de novembro de 1980 – Inauguração da Escola Secundária do Cartaxo;
12 de setembro de 1997 – Inauguração da Escola EB 2,3 de Pontével;
2002 – ABiblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Pontével integra a RBE;
2003 – A coordenação da política educativa é da responsabilidade do Conselho Municipal de Educação;
Ano letivo 2011/2012 – A Escola Básica D. Sancho I integra o programa Rede de Escolas aLeR+, com o projeto “Ler e Saber… para Ser e Crescer;
janeiro de 2013 – A Câmara Municipal do Cartaxo estabelece um protocolo com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para a implementação e consolidação da RBE no concelho;
16 de setembro de 2013 – Inauguração do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo;
28 de outubro de 2013 – Inauguração da Biblioteca Escolar José Luís Peixoto na Escola Básica 2,3 Marcelino Mesquita;
setembro de 2018 – A Biblioteca Municipal torna-se membro daRede Intermunicipal das Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT);
Ano letivo 2019/2020 – Inauguração do Centro Escolar de Pontével, com uma extensão da Biblioteca Escolar;
10 de setembro de 2019 – Nasce a Rede Concelhia de Bibliotecas do Cartaxo – integra as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Pontével;
11 de março de 2022 – A Biblioteca Municipal integra a RBNP;
20 de maio de 2022 – A Câmara Municipal apresentou o projeto de literacia digital para o Ensino Pré-escolar.

Ana Margarida da Costa


[1] Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, Espólio do dramaturgo Marcelino Mesquita, Testamento de António Mesquita (policopiado); Costa, Ana Margarida (2004). O Concelho do Cartaxo: O Vinho, A Terra e O Tejo. Câmara Municipal do Cartaxo/Edição Ferraz & Azevedo, 2004
[2] Disponível em Bibliotecas da RNBP (dglab.gov.pt)
[3] Tristão, Elvira (2015) – A Escola Secundária do Cartaxo e a democratização do ensino. As duas faces de Jano. Jornal de Cá, 24 de fevereiro de 2015. A Escola Secundária do Cartaxo e a democratização do ensino – Jornal de Cá (jornaldeca.pt)
[4] Para mais informações, veja-se o site das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, de Pontével em, biblioteca (webnode.pt), o facebook Biblioteca D. Sancho I – Página inicial | Facebook, o Projeto Ler e Saber – Ler e Saber… para Ser e Crescer (padlet.com) e o blogue Biblioteca Escolar D. Sancho I – Pontével (sanchoi23becre.blogspot.com). Sobre o Programa Rede de Escolas aLeR+2027, veja-se a informação no site – Plano Nacional de Leitura (pnl2027.gov.pt)

Similar Posts