Ana Margarida da Costa

OUTUBRO

Mês Internacional da Biblioteca Escolar e Dia da Biblioteca Escolar [24 de outubro]

Desde 2007 que, outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, em substituição, do Dia Internacional da Biblioteca Escolar – comemorado desde 1999.

Mes Internacional da Biblioteca Escolar

Falamos, de uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, criada pela International Association of School Librarianship – IASL, com o objetivo de destacar a importância das bibliotecas nas escolas e na educação, esta última, cada vez mais, em ambientes híbridos de aprendizagem, com a promoção do desenvolvimento de ecossistemas de educação digital preconizado no Plano de Ação para a Educação Digital da Comissão Europeia (2021-2027) e, na promoção das literacias da leitura, da informação e dos media (veja-se Moreira, José António, & Horta, Maria João (2020). Educação e Ambientes Híbridos de Aprendizagem. Um Processo de Inovação Sustentada. Revista UFG. v.20: e66027, 1-29. DOI: 10.5216/REVUFG.V20.66027; Plano de Ação para a Educação Digital da Comissão Europeia (2021-2027), disponível em Digital Education Action Plan (2021-2027) | European Education Area (europa.eu)).

O tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022 é Ler para a Paz e Harmonia Globais e centra-se no papel que a leitura e os livros representam na construção da paz, união, inclusão e democracia, face ao atual momento deinvasão militar em larga escala da Rússia contra a Ucrânia,iniciado a 24 de fevereiro de 2022 e, segundo vários analistas a maior invasão militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
No mundo atual, onde impera a ansiedade e o stresse, há necessidade, cada vez mais, de harmonia e conforto e  os livros são os remédios para a reposição do equilíbrio emocional, paz interior e promoção da harmonia global. Segundo, a IASL todos nós somos o mundo e as crianças podem tornar o mundo num lugar melhor para se viver.
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar, assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, que em 2022, corresponde ao dia 24.

Mês Europeu da Cibersegurança

No mês de outubro comemora-se também o Mês Europeu da Cibersegurança, com o objetivo de prevenir e agir contra as ciberameaças. Durante este mês existe na Europa diversas de atividades, como, conferências, workshops, sessões de formação, apresentações gerais, campanhas e seminários em linha (webinars), a fim de sensibilizarem para a cibersegurança e facultarem informações atualizadas sobre a segurança digital através da educação e partilha de boas práticas, sob o lema «a cibersegurança é uma responsabilidade partilhada».

Sugestões de leitura

Do telemovel para o mundo
José Correia | Notícia BAD Do telemóvel para o mundo : pais e adolescentes no tempo da internet
Daniel Sampaio
3.ª ed.
Alfragide : Caminho, 2018
ISBN: 978-972-21-2915-2
zigzag
Zigzaga na net
Fátima Éffe ; il. Ana Seixas
1.ª ed
Lisboa : CIS – Centro Internet Segura : Seguranet, 2021
ISBN: 978-972-742-488-7
 
Disponível para download em PDF https://www.internetsegura.pt/sites/default/files/2022-02/livro digital zigzaga.pdf
 
Um livro é sempre um livro. O Centro Internet Segura apoia e convida os leitores a usufruírem do seu tempo offline para descobrirem este livro de aventuras. Inspirado nas histórias do ZigZaga na Net (1.ª temporada), um podcast desenvolvido em parceria entre o CIS (CNCS) e SeguraNet (DGE) – Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura – e a Rádio ZigZag (RTP), este livro é um contributo para o desenvolvimento da literacia digital dos mais novos. Também aqui, Benjamim e os seus amigos, acompanhados do PISCA e da INES, ajudam-nos a fazer navegações mais seguras, dão-nos informações úteis e tiram-nos dúvidas sobre o desafiante mundo digital

OUTUBRO
Efemérides

Sugestões de leitura

Uma aventura musical
Uma aventura Musical
Ana Maria Magalhães ; Isabel Alçada; il. Arlindo Fagundes
Lisboa : Editorial Caminho, 1998
ISBN:  9789722100175
Toca e Foge
Toca e foge ou a flauta sem mágica
Torrado, António, 1939-2021 Marques, Carlos, 1966-, il.
2.ª ed.
Lisboa : Caminho, imp. 2008
ISBN: 978-972-21-0747-
Isamel e Chopin
Ismael e Chopin
Miguel Sousa Tavares ; il. Hugo Pinto
1.ª ed.
Porto : Porto Ed., 2020
ISBN: 978-972-072772-5
  • 2 – Dia Internacional da Não Violência
  • 3 – Dia Europeu da Depressão (dia não validado por instituições europeias)
  • 4 – Dia Mundial do Habitat
  • 5 – Dia Mundial do Professor
    Tema 2022 – “A transformação da educação começa com os professores”.
    O Dia Mundial do Professor celebra-se a 5 de outubro, uma vez que foi neste dia, em 1966 que foi aprovada a Recomendação da UNESCO/OIT relativa ao estatuto do pessoal docente.
    Este dia tem como objetivo sensibilizar para a necessidade de obter bons resultados no ensino, que passam por fatores como a motivação, a formação contínua, o progresso na carreira e a adequada remuneração dos professores.
    Em homenagem a todos os professores, recordamos o poeta Sebastião da Gama (1924-1952), no seu Diário:
    «Ensinar é amar e também “ensinar é ser. Antes de tudo, ser. A vida do professor deve ser (tanto quanto possível, pobres de nós!) luminosa e branca. Mais que não ser ignorante, importa não ser mau, nem desonesto, nem impuro… tanto quanto possível, pobres de nós!” (…) “Para ser professor, também é preciso ter as mãos purificadas. A toda a hora temos de tocar em flores. A toda a hora a Poesia nos visita. O aluno acredita em nós e não deve acreditar em vão. Impõe-se-nos que mereçamos, com a nossa, a pureza dos nossos alunos; que a nossa alimente a deles, a mantenha. Sejamos a lição em pessoa – que é isso mais importante e mais eficaz que sermos o papel onde a lição está escrita».  

O objetivo é destacar a necessidade da preservação destas aves e do seu habitat, assim como aumentar a consciencialização global sobre as ameaças que as afetam.
Esta data foi proclamada como o Dia Mundial das Aves Migratórias em 2006 pelo Secretariado do Acordo sobre Conservação de Aves Aquáticas Migratórias da África-Eurásia em colaboração com o Secretariado da Convenção sobre Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres.

  • 9 – Dia Mundial dos Correios
  • 9 – Dia Europeu da Arte Rupestre
  • 10 – Dia Mundial e Europeu contra a Pena de Morte
  • 10 – Dia Mundial da Saúde Mental
    Tema 2022 – Fazer da saúde mental e do bem-estar para todos, uma prioridade global
    O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente a 10 de outubro. Este dia pretende destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmistificar algumas das crenças associadas às mesmas. Sublinha-se ainda a necessidade de reconhecer os sinais deste tipo de doenças e de procurar ajuda especializada.
    A criação deste dia foi da iniciativa da Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), pela mão do então Secretário-Geral, Richard Hunter. Foi pela primeira vez celebrado no ano de 1992. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde reconhece e assinala também este dia.

Sugestões de leitura

 

Vamos Comer
Vamos comer!
Emanuela Bussolati ; il. Francesca Crovara ; trad. Paula Neves
1.ª ed.
Alfragide : ASA II, 2021
ISBN: 978-989-23-5106-3
Inventario dos legumes e frutas
Inventário ilustrado dos frutos e legumes
Virginie Aladjidi, Emmanuelle Tchoukriel ; trad. Elisabete Ramos
1.ª ed.
Matosinhos : Faktoria K de Livros, 2019
ISBN: 978-989-54340-0-8

Similar Posts