Delegação Regional dos Açores da BAD, retoma presencialmente e via Zoom os seus Encontros Regionais anuais, após o interregno imposto pela pandemia. Assim, irá realizar-se no próximo dia 25 de novembro o XIX Encontro Regional BAD Açores, sob o tema Sociedade Digital: uma transformação em curso, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD).

Neste sentido, após uma pausa de 3 anos, pretende-se reunir profissionais e estudiosos da arquivística, biblioteconomia e museologia para debate de metodologias, desafios e soluções, num ambiente de partilha de conhecimento e experiências.

A Sociedade Digital apresenta, como toda a experiência humana, características contraditórias. Por um lado, os riscos conscientes e necessários de um maior controlo e vigilância da informação, por outro, as novas oportunidades de crescimento que exigem uma mais profunda exploração e valorização por parte dos profissionais.

Atualmente, o digital transmudou a realidade, alterando comportamentos individuais e coletivos num avanço persistente e transversal a todas as categorias sociais e profissionais, num envolvimento em escala global. Assiste-se a um novo modo de estar, agir e trabalhar, e, desta forma, importa discutir, debater e avaliar estas novas desafiantes modalidades, essencialmente, na área das Ciências da Informação e Documentação.

Reunir profissionais nacionais e regionais, promover um espaço de partilha e difusão de projetos e experiências é um dos propósitos da BAD, recebendo este ano o contributo da Delegação Regional dos Açores na organização deste evento.

O 19º Encontro Regional realiza-se em formato híbrido: presencial e online (via Zoom)

No dia 24 de novembro, na Universidade dos Açores, a BAD irá também apresentar e realizar uma sessão presencial no âmbito do Projeto sobre Literacia da Informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação. Um projeto que se inspira no bom uso da informação e visa ir ao encontro das necessidades dos jovens, através dos bibliotecários do Ensino Superior (ES), que apoiam diariamente milhares de estudantes, professores, investigadores, bem como a comunidade envolvente. A informação é fundamental na prossecução dos seus trabalhos académicos e científicos, mas também na aprendizagem ao longo da vida e na resolução de problemas do quotidiano. O objetivo do projeto é promover o conhecimento, identificar estratégias formativas e práticas pedagógicas, no que diz respeito à intervenção da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes. É, assim, importante:

– Conhecer, aplicar e disseminar referências internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL);

– Desenvolver no público jovem competências académicas no uso e escolha de informação e no reforço do pensamento crítico.

Este projeto tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América . A sessão tem o apoio  da Universidade dos Açores.

Para mais informações e conhecer ambos os programas aceda ao site Eventos BAD

Similar Posts