Estudo Navarra

Com o título “Estudio sobre la situación del personal que presta sus servicios en la Red de Bibliotecas Públicas de Navarra”, promovido pela Dirección General de Cultura-Institución Príncipe de Viana através do Servicio de Bibliotecas Públicas de Navarra, foi apresentado em abril 2023 e pretende descrever a situação atual dos profissionais que realizam seu trabalho na referida Rede.

O estudo foi realizado pela FESABID (Federación Española de Sociedades de Archivística, Biblioteconomía, Documentación y Museística), através do seu Observatorio Defensa de la Profesión, que é grupo de trabalho constituído pelas Associações e Colégios Profissionais da Federação, para a defesa e acompanhamento a situação dos profissionais em Espanha. Ana Bernardo Suárez, bibliotecária e membro da FESABID, realizou a coordenação técnica e redação do documento.

Participaram neste estudo 183 profissionais desta Rede, através de um inquérito sobre o ambiente de trabalho e foram realizadas diversas entrevistas pessoais, incluindo no estudo dados já existentes em fontes estatísticas e administrativas. Foram atingidos 92% de profissionais da rede.

Este estudo é muito relevante para a comunidade bibliotecária de Navarra, pois proporciona uma visão detalhada da sua situação através da análise de dados e abre portas à formulação de melhorias tanto no âmbito laboral como profissional. A FESABID acredita que este estudo transcende as fronteiras de Navarra, e a sua abordagem será replicada noutras instituições e administrações de todo o país, como forma de proporcionar uma visão real da profissão bibliotecária e da situação laboral dos seus profissionais.

A investigação pretende caracterizar os profissionais que exercem a sua atuação profissional naquela Rede; extrair informações sobre os cargos que ocupam, identificando as categorias profissionais; descrever os empregos que ocupam na Rede; analisar a perceção que eles têm em relação ao ambiente de trabalho; e identificar ideias-chave relacionadas com as potencialidades e desafios da evolução e futuro da Rede de Bibliotecas Públicas de Navarra através da análise dos dados recolhidos.

Da análise dos resultados, apresentam doze ideias-chave que fornecem uma visão geral da profissão: estrutura e pessoal da Rede; a mulher é o sexo mais representado na profissão; a qualificação profissional elevada, motivação e inquietude profissional; modelo de profissional envelhecido; bibliotecas espalhadas por todo o território, por vezes isoladas, mas coordenadas; formação contínua e partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais; a carreira não está relacionada com o setor bibliotecário; salário médio; contratação temporária; bom ambiente de trabalho na Internet.

O estudo está disponível aqui.

Luísa Alvim
Vogal Profissão/Conselho Nacional 2024-2026

#profissão

Similar Posts