Nos dias 21 e 22 do passado mês de outubro decorreu na cidade da Marinha Grande o 14º Encontro Nacional de Arquivos Municipais (ENAM).

ENAM 2022 500x300 1

Assim, importa agora ao Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GTAM) realizar um balanço do evento do qual resulta um saldo extremamente positivo 

No que concerne aos objetivos definidos, o GTAM considera que os mesmos foram atingidos, nomeadamente: 

  • Promoveu-se a reflexão sobre a Transparência e a Gestão da Informação, com enfoque em 3 eixos: Proteção de Dados Pessoais e Transparência; Desmaterialização e Acesso Continuado; Cidadania e Participação. 
  • Proporcionaram-se momentos de debate sobre os temas entre os participantes, com particular destaque para o momento dedicado à Tertúlia do GTAM.
  • Enriqueceram-se as reflexões e o debate com a participação de profissionais de áreas como a Tecnologia, Segurança da Informação, Direito e Academia e, também, de responsáveis do Conselho Europeu e da S.G. de Bibliotecas y Archivos de Madrid.
  •  Criaram-se oportunidades para dar a conhecer projetos e iniciativas de boas práticas de gestão da informação nos Municípios.
  • Deram-se a conhecer os intervenientes na gestão documental local e regional, designadamente o Arquivo Municipal da Marinha Grande e a Rede de Arquivos da Região de Leiria.
  • Verificaram-se momentos de convívio entre profissionais e de conhecimento do património local. 

Atendendo à forte participação demonstrada pelos cerca de 150 inscritos, à qualidade dos debates e das comunicações, a Comissão Organizadora faz uma avaliação muito positiva. De referir que, mediante questionário de satisfação, os participantes no 14º ENAM avaliaram globalmente o evento com uma pontuação de 4,5 (escala de 1-5).

Quanto à próxima edição do ENAM, prevê-se que esta decorra em 2025. Já relativamente a futuras temáticas sugeridas, os participantes no 14º ENAM salientaram a importância de abordar questões como Armazenamento e Preservação Digital, Interoperabilidade, Segurança da Informação e Projetos de Captura, Organização e Disseminação. 

Por fim, a Comissão Organizadora agradece a todos os participantes e oradores do 14º ENAM o seu contributo, para o sucesso e enriquecimento do evento. Deixa também uma palavra de gratidão aos patrocinadores Keep Solutions, Mind, GRAF_IT, EXPM, Prisma e Scan System.

Por fim, há que reconhecer e enaltecer os consideráveis apoio e dedicação do Município da Marinha Grande sem os quais não teria sido possível a realização deste evento. 

Convidamos a todos a ver (ou rever) alguns dos momentos do 14º ENAM através do álbum criado na conta Flickr da BAD. Brevemente, estarão disponíveis as atas deste evento na página de publicações da BAD.

14ENAM foto grupo

Obrigado e até breve!
O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais

Similar Posts