Janeiro

1 – Dia Mundial da Paz
Inicialmente chamado de Dia da Paz, a celebração foi criada pelo Papa Paulo VI, em dezembro de 1967. A partir de 1968, no primeiro dia do ano – Dia de Ano Novo, celebra-se o Dia Mundial da Paz.
4 – Dia Mundial do Braille
No dia 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e leitura desenvolvido por Louis Braille (1809-1852) que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusão das pessoas invisuais, permitindo que as mesmas desenvolvam um vasto número de atividades culturais e profissionais.
24 – Dia Internacional da Educação
Em cumprimento da resolução adotada na 44ª Reunião Plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 3 de dezembro de 2018, celebra-se, a 24 de janeiro, o Dia Internacional da Educação.
Na resolução, reconhece-se o contributo essencial da educação “na erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões (…) através do esforço pelo desenvolvimento social, económico e ambiental (…) em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio” e o papel da educação “na construção de sociedades resilientes e sustentadas”.
O tema de 2023 é “investir nas pessoas, priorizar a educação”.
27 – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
A 27 de janeiro comemora-se o Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto, instituído em 2005 por uma resolução das Nações Unidas e adotado pela União Europeia, no mesmo ano.
O tema de 2023 é “Casa e Pertença”. Pretende-se neste dia cultivar a forma como as vítimas ajustaram as suas ideias de “casa” e “pertença” à medida que enfrentavam o ataque violento e antissemita durante o Holocausto, e o que “casa” e “pertença” significava para os sobreviventes nos anos imediatos do pós-guerra.

À procura de Anne Frank
Ari Folman e Lena Guberman ; trad. Elsa T. S. Vieira
1.ª ed
Porto : Porto Ed., 2022
ISBN: 978-972-0-03554-7

O mundo em que vivi
Ilse Losa
1.ª ed
Porto : Porto Ed., 2021
ISBN: 978-972-0-72814-2

28 – Dia Europeu da Proteção de Dados Pessoais
Portugal, tal como os restantes Estados-membros da União Europeia, têm uma autoridade nacional em matéria de proteção de dados, em conformidade com o disposto na Convenção do Conselho da Europa para a Proteção das Pessoas relativamente ao Tratamento Automatizado de Dados de Caráter Pessoal e do seu Protocolo Adicional, assim como a Diretiva 95/46/CE. Essa autoridade é, em Portugal, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (www.cnpd.pt), à qual os cidadãos podem recorrer sempre que pretendam esclarecimentos ou fazer valer o direito à proteção dos seus dados.
30 – Dia Escolar da Não Violência e da Paz
A data foi instituída em Espanha, em 1964, pelo poeta e pedagogo espanhol Llorenç Vidal (1936- ). O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, reside em alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

«… É preciso que as crianças e os jovens se abram à vida com uma nova consciência em relação ao passado, orientados para construírem a paz. É a aposta da sociedade do presente e a do futuro… ».
Maria de Jesus Barroso

Ana Margarida da Costa

Similar Posts