No dia 4 de março de 2023 reuniu a Assembleia Geral da BAD, numa sessão mista com participação de associados presencialmente na Sede da Associação e associados ligados remotamente por Zoom. A ordem de trabalho incluía a discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2022 e do Plano de Atividades e Orçamento para 2023. Incluía ainda a aprovação do envio das convocatórias para as Assembleias Gerais por email e a preparação do 50ª Aniversário da BAD.
Foi apresentado o relatório dos prejuízos causados pelas cheias em Lisboa, que rondam os 30.000 Euros. As chuvas de dezembro de 2022 afetaram sobretudo a cave da sede da Associação, quer em termos de mobiliário, quer nas paredes e rodapés e mesmo em documentação. Tendo a situação afetado a realização da formação presencial na sede, procedeu-se a contactos com autoridades e seguradora para encontrar soluções para recuperar os espaços. Foi também necessário encontrar parceiros para se dar continuidade à formação presencial.
Ambos os documentos foram apresentados, analisados e aprovados por maioria dos presentes (apenas com duas abstenções), estando disponíveis para consulta por portal BAD.pt (Relatório de Atividades e Contas de 2022 e Plano de Atividades e Orçamento para 2023).
Demos mais um passo no sentido da racionalização e minimização dos gastos correntes da Associação e um contributo para a sustentabilidade do meio ambiente. Foi aprovada por unanimidade uma proposta da Mesa da Assembleia Geral segundo a qual as convocatórias para as Assembleias Gerais passam a ser feitas por email. Esta situação tem duas exceções: os associados que não têm email e aqueles que tendo email, comuniquem por escrito à BAD que desejam receber a convocatória por correio postal. A decisão permitirá uma economia de mais de 600 Euros em cada convocatória.
Foi também apresentada a imagem e o logótipo das comemorações do 50º Aniversário da BAD, que acompanhará toda a comunicação ao longo do ano, destacando ainda: a iniciativa do trabalho colaborativo na toponímia com nomes de documentalistas a nível nacional; as grandes entrevistas a profissionais que estão a ser desenvolvidas; e a associação do Arquivo.pt com uma viagem numa timeline aos 50 anos da BAD, percorrendo os seus diversos sites. Outras iniciativas em preparação para as comemorações passam por organizar 50 visitas a Bibliotecas, Arquivos e Museus de forma que os profissionais possam conhecer melhor estes espaços e de forma distinta do utilizador comum, em estreita colaboração com as Delegações Regionais. Por último, outra iniciativa em preparação tem a ver com o levantamento de imagens de objetos ligados à BAD durante os seus 50 anos de vida: posters, sacos de congressos, tapetes de ratos, etc.
Uma inquietação levantada pelos associados resulta da falta de legislação sobre carreiras técnicas específicas BAD desde a sua extinção em 2008, sendo possível a qualquer pessoa ingressar na carreira sem formação específica. A Direção da Associação reforçou que tem tomado a iniciativa de contactar as instituições que abrem concursos para áreas BAD sem exigência de formação específica, reforçando a necessidade de formação adequada para a realização de um trabalho consistente. Foi avançada a necessidade de constituição de uma comissão técnica de associados que identifique possibilidades de desenvolvimento de posições mais sustentadas pela Associação, sempre condicionadas pela representatividade dos profissionais pela Associação (atualmente cerca de 700 associados individuais).