A Comissão Técnica da Profissão (Vogal Profissão-Conselho Nacional 2021-2023) apresentou várias intervenções durante o 14º Congresso Nacional BAD, que decorreu na Universidade do Algarve, de 3 a 5 de maio de 2023, nomeadamente duas comunicações, um poster e um painel de discussão.

Sob o lema Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje, o congresso abriu portas à discussão sobre temas relevantes para a Profissão, as competências e perfis profissionais, os comportamentos profissionais e a ética, a importância de programas de mentoria que acompanhem profissionais que queiram evoluir e aprender mais, os desafios e oportunidades profissionais, a formação contínua e a inicial, entre outros.

14CongBAD
José Correia | Notícia BAD

Os profissionais da informação e da documentação enfrentam novos desafios. Num contexto de aceleração da produção da informação digital, ocorrem importantes mudanças na área científica da informação, nos perfis e nas competências dos profissionais. Assim, foi apresentado, por iniciativa da CT Profissão, um trabalho de investigação de autoria de Luísa Alvim, Margarida Vargues e Sandra Patrício, com o objetivo de identificar novas competências e apresentar as alterações recomendadas no contexto da atual sociedade da informação, a partir da análise dos referenciais, desde o Euro-Referencial I-D (2005) até documentos mais recentes como Records and Information Management Core Competencies (2017), sobretudo a partir de referenciais que as associações profissionais do sector e de outras, um pouco por todo o mundo, apresentam. No final deste trabalho, disponibiliza-se uma proposta com recomendações para a compreensão das competências dos profissionais e dos papéis emergentes que eles desempenham na atualidade, para que o exercício das suas atividades seja pautado pela qualidade, acompanhando as tendências e adaptados às novas funções e serviços.

O artigo pode ser consultado nas atas do congresso: https://doi.org/10.48798/congressobad.2969

Outro trabalho apresentado, no âmbito da CT Profissão, diz respeito a uma reflexão sobre o Código de Ética para os profissionais da informação, das autoras Ana Margarida Dias da Silva, Leonor Calvão Borges e Luísa Alvim. Pode ser consultado https://doi.org/10.48798/congressobad.2968.

Este trabalho faz uma reflexão sobre se o Código de Ética para os profissionais da informação português, a sua adaptação às questões atuais que se enfrenta na sociedade portuguesa. O estudo parte da revisão da literatura sobre Informação e Ética na Ciência da Informação de forma a enquadrar os conceitos e identificar as diversas tipologias de códigos de ética, seguido de uma análise documental dos códigos para identificar os valores éticos. Analisam-se códigos de ética destinados à profissão de bibliotecário, de arquivista e de profissionais da Informação, de vários países e dois códigos de âmbito internacional, todos produzidos por associações profissionais. Como conclusões, salienta-se a necessidade de os profissionais da área da Informação, em Portugal, terem um código que concretize valores que sejam representativos da diversidade de perfis profissionais e que realcem os desafios éticos profissionais do século XXI.

O Poster apresentado no congresso diz respeito ao Programa de Mentoria da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, dinamizado e gerido pela CT Profissão, pode ser visualizado nas atas  https://doi.org/10.48798/congressobad.2893. Apresenta-se o programa que começou em março de 2021, o seu enquadramento, o funcionamento e quais as vantagens para os associados em o frequentar.

Por fim, o Painel Profissionais da Informação para o futuro. Como agir? reuniu diversos profissionais: Helena Neves, Jorge Revez, Luísa Alvim, Margarida Vargues e Rita Aleixo, moderado por Dulce Correia. Foram discutidos os resultados do estudo que visa identificar e caracterizar o universo dos gestores da Informação dos arquivos municipais portugueses, um estudo da Faculdade e Letras da Universidade de Lisboa em parceria com a BAD. Foram explicadas as razões para a realização do estudo mais amplo que pretende conhecer e identificar os Profissionais da Informação em Portugal, que permitirá consolidar uma estratégia, articulando com todos os parceiros que desejarem dar um contributo em prol da profissão. Há mudanças a nível profissional, há um alargamento dos campos de atuação, existem dificuldades na contratação de profissionais, há falta de formação nuclear e contínua, há falta de recursos humanos especializados nas unidades de informação e as novas gerações de profissionais sentem várias inquietações. Foi importante discutir o que são hoje os desassossegos profissionais, e na perspetiva da associação, quais as lutas que devem emergir e as linhas de atuação futura.

Luísa Alvim
Vogal Profissão / Conselho Nacional BAD 2021-2023

#profissão
#14CongressoBAD

Similar Posts