A Rede de Arquivos da Região de Leiria de (RARL), em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), está a organizar o I SEMINÁRIO Memória Futura: Arquivos na Comunidade, a realizar no dia 8 de novembro.

1a Jornadas Memoria Futura Marinha Grande
José Correia | Notícia BAD

O tema escolhido para este ano será “Emigração”.

No âmbito desta temática pretendemos promover a reflexão e a discussão em torno dos seguintes eixos:

A Emigração no Território 

  • A Emigração consiste no abandono parcial do país de origem com a intenção de criar raízes profissionais ou pessoais num outro país. 
  • Foram inúmeras as saídas registadas em Portugal no período compreendido entre meados dos anos vinte e os finais dos anos oitenta do século XX, período que nos propomos, em particular a debater, considerando a documentação existente nos acervos dos Arquivos Municipais, relativos a esta temática.           

Arquivos de Emigração 

• A documentação existente nos Arquivos Distritais incorporada dos extintos Governos Civis é uma fonte primária de informação que nos ajuda a compreender a emigração portuguesa.
• A documentação à guarda dos Arquivos Municipais: os Processos de Emigração, Livros de Registo de Emigrantes, Registos de Passaporte e o fundo da Junta de Emigração são uma importante fonte primária de informação para o estudo da sociologia e antropologia regionais.

Em ambas as instituições guardiãs de memória, poderão ser recolhidos elementos para investigação e estudo sobre esta matéria, no território do distrito de Leiria.

Aceda aqui para conhecer o programa e efetuar a sua inscrição!

Similar Posts