Celebrar 50 anos em 2023 não é de todo uma data desprovida de significado e torna este legado de 50 anos de existência da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação – BAD ainda mais importante, responsabilizando-nos a todos na continuidade e na prossecução dos objetivos desta associação.
Há 50 anos as comunicações e as deslocações não eram tão fáceis como hoje e criar uma associação não era, de todo, isento de riscos pessoais e profissionais, o ambiente político da época não era propício ao associativismo e mesmo assim, um conjunto de bibliotecários e arquivistas, tiveram a firmeza, a vontade e a visão para criar uma associação profissional que os representasse e fosse um espaço de discussão, reflexão, desenvolvimento e encontro profissional.
Não podemos, entre outros aspetos desta associação, esquecer o legado e a luta por salários iguais e a valorização profissional de uma profissão que não tinha o mesmo reconhecimento de outras profissões com as mesmas habilitações.
O associativismo sendo tão antigo como a humanidade e um sinal de maturidade da sociedade, não o devemos tomar como um direito garantido e é por isso que é muito importante o envolvimento dos profissionais na BAD e usufruirmos do direito e do privilégio de nos podermos juntar para discutir, partilhar e pensar o nosso trabalho e a nossa profissão.
A sessão de comemoração dos 50 anos da BAD vai realizar-se no dia 8 de dezembro, com início pelas 14h30, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra e será um momento especial sobretudo de encontro e festa, uma oportunidade para rever colegas e celebrar a profissão, a BAD e o associativismo.
Nesta sessão serão evocados vários momentos importantes na construção desta associação, serão entregues os diplomas aos novos Associados Honorários da BAD, profissionais que marcaram a vida da associação ou que desenvolveram trabalho relevante na área e impacto na profissão.
Será, também, entregue o Prémio BAD Maria José Moura 2023, que já vai na sua 3ª edição, e que pretende reconhecer e valorizar a profissionais da informação.
De destacar também a apresentação preliminar dos resultados do Inquérito sobre os Profissionais da Informação em Portugal, um estudo que irá dar-nos a conhecer uma comunidade que se vem construindo e que nos possibilitará definir estratégias e políticas e fazer crescer ainda mais esta profissão.
O programa inclui um momento musical a cargo da Banda do Exército e uma visita ao Arquivo Histórico, Biblioteca Municipal e à exposição Prémio Varela Pècurto, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, culminando com um jantar convívio com todos os que se queiram juntar.
O programa completo da sessão comemorativa dos 50 Anos da BAD pode ser consultado no site da BAD em Eventos.
Como em todos os aspetos da sua vida, propósitos e iniciativas a BAD privilegia o estabelecimento de parcerias, neste aniversário agradecemos o apoio do Município de Coimbra e da MIND.
Este é um aniversário especial, por isso, convidamos todos os associados e amigos para virem festejar meio século de vida da nossa Associação.
Vamos Festejar Juntos!