A última edição de “Conversas com Norte” do ano de 2023 foi um momento especial, emotivo, sendo este o derradeiro evento para alguns membros da Delegação Norte que, no próximo triénio, seguirão para outros projetos e a quem agradecemos todo o empenho e dedicação.

Assim, na rubrica Associado na Primeira Pessoa, a Professora Cristina Freitas compartilhou connosco como a profissão de arquivista sempre fez parte da sua essência. Com uma vasta experiência na área, a nossa convidada destacou a importância de preservar a memória e o património cultural, bem como  o papel das instituições têm para a salvaguarda da memória coletiva. A Professora Cristina também compartilhou algumas experiências marcantes da sua carreira, destacando o papel da vertente académica, revelando estar sempre disposta a abraçar novos desafios. A audiência das Conversas acarinhou e elogiou muito a professora, quer pelas suas competências profissionais, quer pelas suas competências de relacionamento interpessoal.

Em seguida, foi a vez do professor Pedro João Rodrigues, docente do Instituto Politécnico de Bragança, apresentar uma comunicação sobre o tema da Inteligência Artificial (IA) na qual, de forma clara e desmistificadora, abordou a sua evolução, formas de aplicação e benefícios para melhoria dos índices de eficácia, eficiência e qualidade da decisão em diversos domínios profissionais e técnicos, inclusivamente no que concerne à gestão da informação e do conhecimento. Da sua comunicação e do debate que se seguiu resultaram ideias interessantes, designadamente: que o elemento humano é fundamental para o desenvolvimento da IA e para a sua correta aplicação; que indispensável nas fases de avaliação, decisão e interação dos processos; que será certamente útil em algumas atividades da gestão da informação e do conhecimento de passíveis de automatização e de aplicação de rotinas, permitindo redirecionar os recursos humanos para tarefas de planeamento, gestão e inovação;  e, em sequência das ideias anteriores, que definitivamente a atividade dos profissionais da informação não se extinguirá, todavia, deverão preparar-se para os desafios que a IA lhes irá apresentar.

No final da apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os convidados numa conversa moderada pelo colega Filipe Leitão, vogal da Delegação Centro da BAD, para tirar dúvidas e compartilhar experiências. As “Conversas com Norte“, mais uma vez, reforçaram o seu compromisso em trazer discussões relevantes e fomentar a aprendizagem e o crescimento profissional de seus participantes.

Nós regressaremos em 2024 com novidades! Até lá, poderão ver e rever esta e outras sessões no canal do youtube da BAD

Similar Posts