A primeira edição de 2024 das Conversas com Norte trouxe uma novidade: a rubrica “O Projeto na Primeira Pessoa”. José Carlos Amorim, Historiador de Arte ,apresentou o Museu de Santa Maria de Lamas de uma forma bastante envolvente e entusiástica, desde a sua origem até aos dias atuais, bem como os desafios enfrentados. Destacou o papel crucial dos profissionais da documentação e da informação no processo de recuperação do museu. Além disso, salientou a importância dos arquivos e das bibliotecas como pilares essenciais não apenas na preservação da história e da cultura local, mas também na sua capacidade de recuperar e contextualizar o museu ao longo do tempo.

Na segunda parte, o tema em destaque foi “Projetos culturais em perspetiva: estratégias nas Bibliotecas do Ensino Superior”, trazido por Ana Alves Pereira, Presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) e Chefe de Divisão de Documentação, Arquivo e Cultura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT). O tema foi moderado por Pedro Dinis, Coordenador das Atividades Culturais das Bibliotecas da Universidade do Minho.

Refletiu-se sobre a importância das atividades culturais nas bibliotecas do ensino superior, quais os principais desafios associados e a valiosa contribuição dessas iniciativas para a comunidade académica.

Relembramos que poderá ver e rever algumas das conversas que já aconteceram no Canal do Youtube da BAD.

Similar Posts