Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anualmente criada pela International Association of School Librarianship (IASL), com o objetivo de valorizar o papel das bibliotecas escolares nas comunidades escolar e educativa, promover a literacia, a criatividade e o amor pela leitura entre os estudantes de todo o mundo. Como menciona Raman Deep, presidente da IASL, o MIBE não é apenas uma celebração, é uma plataforma onde as bibliotecas escolares se tornam centros vibrantes de aprendizagem e descoberta. À medida que embarcamos nesta viagem, relembra um aforismo de Stephen King: “Books are a uniquely portable magic”.
O tema do MIBE 2024 da IASL é Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades. A temática sublinha o papel das bibliotecas escolares na promoção de ligações, da colaboração e do envolvimento nas suas comunidades. Enfatiza como as bibliotecas escolares servem de catalisadores para a construção de comunidades mais fortes e coesas, contribuindo assim, para o bem-estar geral e sucesso da sociedade.
Segundo o documento Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Quadro estratégico: 2021-2027, da Rede de Bibliotecas Escolares, uma das linhas de ação perspectivada, consiste na dinamização do trabalho colaborativo das bibliotecas com as famílias e as comunidades – escolar e educativa, locais e nacionais, visando a criação de sinergias para a formação integral, equitativa e inclusiva dos alunos (RBE, 2021). Na atual sociedade da informação, torna-se cada vez mais premente a cooperação, a colaboração, a criação de elos dinâmicos, proactivos e o envolvimento das bibliotecas escolares no ecossistema educativo e nas comunidades.
De acordo com as Diretrizes da IFLA para a Biblioteca Escolar, o envolvimento nas comunidades abrange os esforços de programação, o desenvolvimento da coleção e o acolhimento de populações diversas do ponto de vista cultural, linguístico, étnico e outros, no seio das bibliotecas (IFLA, 2015).
Parafraseando as Diretrizes da IFLA para a Biblioteca Escolar e no seguimento da temática sugerida pela IASL para o MIBE 2024:
“As crianças são apoiadas pelas famílias e comunidades. É preciso haver uma abordagem holística que permita que pessoas com origens diversas prestem serviço nas bibliotecas escolares, participem e contribuam a nível da gestão e apoiem o acesso equitativo à informação, ideias e cultura para o seu bem-estar sócio-cultural, educacional, democrático e económico. Um dos valores fundamentais de muitas comunidades é a transferência intergeracional da riqueza e conhecimento. A transferência de conhecimento de uma forma que seja eficaz e significativa para as crianças dessas comunidades pode diferir significativamente da cultura dominante dentro da qual a biblioteca escolar funciona. Para todas as crianças “identidade” e “pertença” são componentes essenciais da literacia e sucesso escolar”. (IFLA, 2015, p. 34).
Recentemente, em setembro de 2024, a IFLA publicou Trend Report 2024: Survey Results, com destaque para as perspetivas sobre os impactos de diversas tendências nas sociedades, nas bibliotecas e nos serviços bibliotecários a nível global, regional, ao nível de experiência e tipo de biblioteca. O Trend Report 2024 destaca ainda o campo onde as bibliotecas têm as conexões mais fortes entre as tendências, nomeadamente, entre as mudanças nas práticas de conhecimento e as tendências tecnológicas, a renegociação da confiança e a equidade digital. Em específico, a tendência 7 consiste nas conexões comunitárias – “Trend 7: People are seeking community connections – spaces to share are key” (IFLA, 2024, 1).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar comemora-se na quarta segunda-feira do mês de outubro que, em 2024, corresponde ao dia 28 de outubro.
Ana Margarida da Costa
Referências bibliográficas
IFLA. (2015). Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar [trad. RBE]. Obtido em 18 de junho de 2024, de https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf
IFLA. (2024). Trend Report 2024: Survey Results. Obtido em 5 de setembro de 2024, de https://repository.ifla.org/handle/20.500.14598/3482 . As tendências apresentadas são: Trend 1: Knowledge practices are changing, and the future holds both opportunities and challenges for equity in knowledge systems; Trend 2: AI and other technologies are transforming society, and how we create, share and use information; Trend 3: Trust is being renegotiated, especially in government and media; Trend 4: Skills and abilities are becoming more complex, but also essential; Trend 5: Digital technologies and their benefits are unevenly distributed; Trend 6: Information systems are using more resources, impacting the planet; Trend 7: People are seeking community connections – spaces to share are key”.
REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027. Obtido em 18 de junho de 2024, de https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf