logotipo

Realizou-se no dia 8 de novembro de 2019 a 3ª Conferência do Grupo de Trabalho Sistemas de Informação em Museus, no auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações, que contou com cerca de 100 participantes. 

Para refletir sobre as boas práticas que podem contribuir para uma visão integradora na gestão da informação em museus trouxemos três temas para discussão nesta 3ª edição o trabalho em rede, numa colaboração participativa entre profissionais de informação; a existência e aplicação de legislação ou instrumentos normativos que valorizem, qualifiquem e suportem as práticas profissionais relacionadas com a gestão da informação nos museus; e a utilização da tecnologia digital, com a qual os recursos de informação encontram novas formas de existência e novas potencialidades no que diz respeito ao seu tratamento, divulgação e acesso.

Na discussão destes temas, quisemos também fazê-lo em homenagem a Maria José Moura (1937-2018), fundadora da BAD, responsável pela criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, e tantas outras coisas que a transformam num dos nomes maiores da nossa área profissional. A criação do GT-SIM tem a sua marca e refletir sobre boas práticas na gestão de informação pareceu-nos uma boa oportunidade para homenagear quem sempre se bateu por elas e pela colaboração participativa entre profissionais. Ana Paula Gordo (Presidente da Mesa da Assembleia Geral – BAD) guiou-nos, após a Sessão de Abertura da Conferência, através de uma emocionada evocação a Maria José Moura que nos trouxe à memória o papel importante que representou em tantas áreas ligadas a esta profissão. 

Organizadas em três painéis, as comunicações apresentadas e o debate subsequente trouxeram à discussão alguns conceitos que foram transversais a todas as intervenções: Normalizar, Avaliar, Colaborar e Disseminar. Todas as apresentações estão disponíveis na página da Conferência, onde também poderão consultar as conclusões desta iniciativa (aceda aqui: https://www.bad.pt/eventos/event/iii-conferencia-do-grupo-de-trabalho-sistemas-de-informacao-em-museus-gt-sim/). 

No final das sessões de trabalho, a Fundação Portuguesa das Comunicações proporcionou uma visita guiada ao Museu das Comunicações a todos os participantes. Os participantes tiveram também a oportunidade de visitar a Biblioteca livremente durante todo o dia, cuja equipa esteve sempre disponível para as devidas apresentações e esclarecimentos. 

Agradecemos o apoio da Fundação Portuguesa das Comunicações que permitiu a realização deste encontro. 



Similar Posts