“Para os novos profissionais, eu diria que o associativismo é hoje mais crucial do que nunca.” Entrevista a Liliana Gonçalves

“É através da resiliência coletiva no presente que garantimos um futuro mais robusto, relevante e respeitado.”

LILIANA GONÇALVES

– Há quanto tempo é associada da BAD?

Liliana

A minha relação com a BAD começou em 1997, quando me tornei profissional na área de biblioteconomia e, desde então, tenho mantido alguma proximidade. No entanto, formalizei a minha adesão como associada mais recentemente, em 2025..

– Em três adjetivos, como tem sido esta “relação “? 

Colaborativa – Tem-me dado a oportunidade de participar ativamente em projetos e grupos de trabalho, onde posso partilhar conhecimentos e expandir a minha rede de contatos.
Profícua – Porque me proporcionou acesso a recursos, assim como a formação especializada e certificada, que têm impulsionado o meu desenvolvimento técnico.
Orientadora – Tem sido uma referência, oferecendo suporte ético e as melhores práticas que guiam não só o meu trabalho diário, mas também a evolução na minha carreira.

– Numa frase, como convenceria alguém a associar-se à BAD? 

Seguindo o lema da BAD, “Juntos somos mais fortes”, eu diria que o associativismo é a chave para transformar a fragilidade individual numa força coletiva e influente para o nosso setor.

– Como associado, o que a BAD ainda não tem para lhe oferecer? 

Até agora, a BAD tem cumprido com as minhas expectativas, pois a sua oferta de valor tem sido relevante para a minha trajetória.

– Que mensagem gostaria de deixar aos novos profissionais relativamente ao associativismo?

Para os novos profissionais, eu diria que o associativismo é hoje mais crucial do que nunca. Vivemos uma época em que são necessárias não só manifestações, mas também intervenções públicas em relação aos atropelos que estão a acontecer à nossa profissão. Diante destes desafios e obstáculos, tanto nacionais como internacionais, a união é o que nos dá voz para defender a nossa comunidade profissional. É através da resiliência coletiva no presente que garantimos um futuro mais robusto, relevante e respeitado.

Nota Biográfica

Liliana Gonçalves é detentora de um curso Profissional de Biblioteca e Documentação, é licenciada em Turismo e Património, pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação e mestre em Comunicação e Media.
O seu percurso profissional começou em 1997 na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, passando ainda pela Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pela Biblioteca Municipal da Marinha Grande e, desde 2000, é Bibliotecária nos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria.
É também, desde 1998, narradora e mediadora do livro e da leitura, em contextos educativos e recreativos.

Similar Posts