No próximo dia 12 de Novembro a BAD modera o debate Políticas de arquivo na Administração Pública, do ciclo Pensar a Administração Pública – INA.
A BAD promoverá a discussão de temas atuais que mobilizam os gestores de informação, os decisores e o cidadão. Questionar-se-á a forma como a Administração gere a informação que produz:
- como organiza essa informação de modo a promover a resposta adequada e atempada ao cidadão;
- como a utiliza para a tomada de decisão célere e fundamentada;
- qual o papel dessa informação na prestação de contas públicas, estará disponibilizada de modo a que o cidadão possa exercer o seu papel no processo de accountability;
- quais os benefícios e os desafios da definição de políticas de arquivo transversais e supra organizacionais no âmbito da gestão partilhada de serviços;
- qual o modelo de governança da informação.
Num momento em que simplificação e modernização são muitas vezes utilizadas como sinónimo de desmaterialização, é importante questionar como é que a Administração está a adequar as suas práticas e atividades face aos sistemas de gestão de informação.
Neste sentido, qual a importância do alinhamento com a modernização administrativa, com os institutos da área de informática na Administração Pública, com os produtores de sistemas informáticos, para que possa existir uma visão integradora da gestão da informação e uma preservação da produção digital?
E subsequentemente, de que modo a dependência orgânica dos arquivos da área da cultura condiciona a sua atuação no âmbito da gestão corrente dos organismos?
Paralelamente, a Administração debate-se com outros problemas estruturais que urge resolver, com destaque para as muitas centenas de quilómetros de documentos em suporte papel que acumulou ao longo de décadas:
- qual o contributo de cada entidade para uma solução comum;
- de que modo uma linha de financiamento orientada para à avaliação e organização dos documentos acumulados é imprescindível.
Se não houver uma intervenção determinada, agora, como serão salvaguardados os direitos do cidadão e da Administração, como irá ser preservada a memória e a linha de continuidade entre passado, presente e futuro.
Não esquecendo os desafios atuais, questionemos ainda: de que modo a politica de dados abertos pode revolucionar a gestão de informação na Administração Pública.
Manifeste a sua opinião, apresente as suas sugestões ou preocupações. Participe neste debate.
Para mais informações consulte o Programa aqui http://www.ina.pt/index.php/pensarap
A participação é gratuita, mas sujeita a pré inscrição online http://www.ina.pt/index.php/inscricao-pensarap
Alexandra Lourenço
Presidente da BAD