Iniciativas promovem leitura em voz alta e mostram força vibrante da cultura no interior do país

Cartaz_Maratona_Leitura_2016_final_screenA Maratona de Leitura – 24 Horas a Ler entra este ano na sua quinta edição. Trata-se de um evento com características únicas e que na edição de 2016 destaca o poeta Fernando Pessoa.

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, será o centro de operações desta maratona de leitura ininterrupta, que decorre ao longo de 24 horas nos dias 2 e 3 de julho. Cada um escolhe o que pretende ler e o único desafio é o que faça em voz alta.

Está já confirmada a presença nesta maratona de vários escritores portugueses, nomeadamente Valter Hugo Mãe, Pedro Mexia, Miguel Real, Ricardo Belo de Morais, Miguel Moreira, Catarina Verdier, Manuela Nogueira e Miguel Roza (ambos sobrinhos de Fernando Pessoa), e do conhecido radialista Fernando Alves, da TSF.

Entre as atividades paralelas previstas contam-se a concentração de bibliomóveis, que depois circularão por todo o concelho da Sertã, as “Conversas sobre o tio Fernando Pessoa e o seu percurso esotérico”, o atelier “Fernando Pessoa salta-pocinhas” (para crianças a partir dos 5 anos), o recital de leitura na horta da Casa do Gigante, uma sessão de leitura a bordo de um barco no rio Zêzere, entre outros. Está igualmente anunciada a Feira do Livro de Pessoa e a exposição “Os lugares de Pessoa”, cedida pela Casa Fernando Pessoa.

Quanto ao Dia da Leitura Planetária fará este ano a sua estreia. Após o sucesso obtido nas edições anteriores pela Maratona de Leitura, a Câmara Municipal da Sertã resolveu lançar um projeto mais ambicioso e replicar o formato da maratona num evento à escala mundial.

As duas iniciativas decorrerão em simultâneo e no caso do Dia da Leitura Planetária, o desafio é semelhante: colocar cidadãos de todo o mundo a ler em voz alta excertos de obras de Fernando Pessoa. Neste caso, os potenciais participantes são convidados a gravar um pequeno vídeo, ou a participar via Skype, com a leitura em voz alta da passagem de um livro daquele autor.

Neste momento, decorrem contactos com diversas bibliotecas espalhadas pelo mundo para participarem e divulgarem a iniciativa junto dos seus leitores e a receção tem superado as expetativas. Estão já confirmadas participações de leitores oriundos do Brasil, Colômbia, Áustria, Índia, Alemanha, Grécia e Chipre. Esta iniciativa será transmitida para todo o mundo através de uma plataforma criada para o efeito na Internet.

 

Similar Posts