cartaz semana da leituraA Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Leiria), juntamente com o Grupo Concelhio de Bibliotecas Escolares e o Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com diversas instituições e livrarias do concelho, irá celebrar a Semana da Leitura 2012, de 03 a 10 de março.

O programa desta iniciativa inclui diversas atividades em torno do livro e da leitura e de escritores neorrealistas (Alves Redol e Manuel da Fonseca), das quais destacamos: no dia 03 de março, a partir das 15h30, a sessão de leitura com Luís Mourão para pais e filhos, o coro infantil do Jardim Escola João de Deus, a exposição de fotopoemas de Manuel da Fonseca dos alunos do Agrupamento de Escolas José Saraiva, com declamação de poesia neorrealista, pelos alunos. Durante o mês de março, uma exposição sobre Alves Redol e Manuel da Fonseca, cedida pelo Museu do Neorrealismo de Vila Franca de Xira.

A Semana da Leitura tem como objetivo nuclear a motivação para a leitura e o reforço da sua importância para o desenvolvimento intelectual e formação do indivíduo. Neste sentido, pretende-se dinamizar ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a comunidade leiriense. As livrarias locais, durante este evento, proporcionarão descontos de 10 e 15%, em todas as vendas efetuadas, exceto os livros de apoio ao estudo, livros técnicos e manuais escolares.

A encerrar a 4ª edição, o Instituto Politécnico de Leiria através dos seus Serviços de Documentação, parceiro desde a sua primeira edição, vai presentear a comunidade leiriense com uma sessão de contos, dinamizada por Cristina Taquelim, no dia 10 de março (sábado), pelas 15h30, no Mercado Sant’Ana. No final, haverá lugar a um momento musical com os alunos dos Agrupamentos de Escolas de D. Dinis e Escolas José Saraiva e o Orfeão de Leiria.

Ao longo da semana, as bibliotecas escolares do concelho assinalam junto das respetivas comunidades a iniciativa, com diversas atividades. Pelo concelho decorrerá a Maratona de Contos com contadores voluntários, da Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria, das escolas, da Biblioteca Municipal e Casa – Museu João Soares.

Toda a informação sobre o programa através do blogue LEIRI@TEC@ em http://leiturasleiria.wordpress.com.

Similar Posts