webinars BADA BAD inicia este ano uma nova área de intervenção com a promoção de eventos online de carácter técnico e científico destinados aos profissionais de informação e documentação, particularmente aos seus associados. Estão previstos vinte e cinco webinars ao longo de 2012, sempre às terças-feiras, sendo que o primeiro evento está previsto já para o próximo dia 13 de março entre as 13h00 e as 14h00.

Os webinars surgem no âmbito das atividades de reestruturação e dinamização dos recursos web, comunicação e imagem da BAD, e por forma a estabelecer novas formas de transferência de saberes dos profissionais de I-D, e em particular dos associados da BAD.

A estratégia desenvolvida pelo atual Conselho Diretivo Nacional (CDN) visa integrar mais recursos web nos processos de informação e comunicação da Associação com os seus associados e profissionais em geral, pelo que os webinars vêm preencher um espaço vazio na área do desenvolvimento técnico e científico dos associados e possibilitar uma nova forma de participação e realização das atividades dos grupos de trabalho da BAD.

Estes eventos online têm o objetivo geral de promover novos serviços aos associados e de desenvolvimento dos profissionais de informação e documentação, e funcionarão como um serviço coordenado no âmbito do CDN com dinamização dos grupos de trabalho, e particular responsabilidade do grupo de trabalho das TIC.

As inscrições são abertas a todos os profissionais dois meses antes de cada webinar. Os associados da BAD têm inscrição gratuita mas limitada ao número de participantes (50 para cada webinar), e para não associados o valor de inscrição é apenas de 10 euros. Todos os participantes terão direito a um certificado de participação.

Os webinars procuram responder a diferentes necessidades de informação e desenvolvimento técnico e científico dos profissionais e abarcar varias áreas de ação BAD. Estão previstos nove webinares para os próximos três meses.

WEBINAR

ORADOR

DATA

HORA

Web semântica: a internet no futuro

Ana Alice Batista

13 de março

13h00-14h00

Tudo sobre as licenças Creative Commons

Clara Boavida

20 de março

13h00-14h00

Mendeley: muito mais que um sistema para organizar, partilhar e descobrir referências bibliográficas

Ricardo Vidal

27 de março

13h00-14h00

Planos de preservação digital: roadmaps informacionais das organizações

Francisco Barbedo

3 de Abril

21h30-22h30

Imagem digital e digitalizadores

Dália Guerreiro

17 de Abril

21h30-22h30

Índices de avaliação de revistas científicas: o que devemos saber

Diana Silva

24de Abril

13h00-14h00

Dez anos da Budapest Open Access Initiative: o passado, o presente e o futuro do Open Access

Eloy Rodrigues

8 de maio

21h30-22h30

Livros eletrónicos: aplicações em bibliotecas

Julio Alonso Arevalo

15de maio

17h30-18h30

ZOTERO: ou como agarrar a sua pesquisa em apenas um clique

Manuel Moreno

22 de maio 21h30-22h30

Para inscrições e mais informação de cada webinar aceda a www.apbad.pt/webinars2012.html.

Similar Posts