Complexo Largo Paco Braga
Universidade Minho
O Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, foi a Braga no dia 12 de Junho, com o objetivo de assinar o protocolo de colaboração entre a Presidência do Conselho de Ministros e a Universidade do Minho para a reconversão e requalificação do Complexo histórico-monumental do Largo do Paço. Esta infraestrutura alberga a Reitoria e os serviços centrais da academia, bem como o Arquivo Distrital de Braga e a Biblioteca Pública de Braga.

Após uma visita ao complexo, a sessão pública de assinatura do protocolo realizou-se pelas 16h30, no salão nobre da Reitoria, com intervenções do diretor do Arquivo Distrital de Braga, António Sousa, do pró-reitor da UMinho para a Infraestrutura, Paulo Ramísio, e do Reitor António M. Cunha.

O acordo visa a deslocalização do Arquivo Distrital de Braga para as instalações da UMinho na rua Abade da Loureira, no centro da cidade, a requalificação funcional das instalações da Biblioteca Pública de Braga, a remodelação estrutural do corpo medieval e do corpo moderno (ala nascente) do complexo, para aí albergar um projeto de intervenção cultural no domínio da promoção do livro e da leitura.

O Complexo do Largo do Paço, antiga casa dos arcebispos de Braga, é um edifício de interesse público e um ex-libris da cidade, tendo sido durante muito tempo o seu segundo principal imóvel, após a vizinha Sé Catedral.

Mais informações sobre o Complexo do Largo do Paço em http://www.uminho.pt/Newsletters/HTMLExt/23/website/conteudo_261.html

Similar Posts