No passado dia 15 de Maio, decorreu em MIlão, a 21º Conferência EBLIDA-NAPLE que juntou cerca de 50 membros, num total de 105 participantes.

No dia anterior reuniu-se o Conselho Executivo da EBLIDA, do qual a BAD faz parte, para debater e analisar algumas questões de funcionamento interno, preparar os próximos anos e delinear a intervenção política dos próximos 2 anos. Nesta reunião foram também aprovados alguns documentos e propostas de trabalho que seriam apresentadas nos dias seguintes durante a Assembleia da EBLIDA.

21º Conferência EBLIDAA conferência deste ano contou para além da habitual apresentação dos relatórios  plano de actividades, com momentos para discussão e definição da estratégida da EBLIDA nos próximos 3 anos (2013-2016) e para definir o plano de trabalho em 2013-2014.

Após da mensagem de boas-vindas apresentadas pelos representantes da cidad de Milão, pelo Presidente da Associação Italiana de Bibliotecas e a presidente do NAPLE, o Presidente da EBLIDA falou sobre a importância da EBLIDA enquanto espaço de lobbying para as biblioitecas no contexto europeu. A sessão de abertura terminou com a apresentação o trabalho da task force sobre ebooks e a nova campanha da EBLIDA “The rihgt to e-read”. Em breve a BAD dará mais informações sobre esta nova campanha sobre os ebooks na europa.

Não tendo sido possível estar presente na Conferência, a Comissária Europeia Vassiliou, enviou um breve discurso em vídeo sobre a sua opinião sobre o papel das bibliotecas no contexto digital.

Também esteve presente o deputado italiano no Parlamento Europeu Luigi Berlinguer que explicou que o copyright necessita de ser adaptado às novas realidades e desafios dos suportes digitais e que não deveria ser um obstáculo à disponibilização e ao acesso à informação digital nas bibliotecas.

O conferencista convidado foi Gino Roncaglia da Universidade de Viterbo que na sua intervenção fez uma panorâmica sobre a leitura digital, que é muito diferente da leitura tradicional, salientando a mudança de formato, dimensão e contexto que varia do livro impresso até ao SMS, Blogs ou Twitter. Face à fragmentação da informação potenciada pelo formato digital, a Internet é um ambiente que possui uma perspectiva horizontal de leitura, mas também uma complexidade vertical motivada pela evolução tecnológica. Gino Roncaglia referiu que o novo desafio para as bibliotecas é o de criar contextos de leitura em que todas as variantes e complexidade do digital estejam reunidas e sejam potenciadas. No contexto actual europeu e tal como referiu no final do painel o Presidente da EBLIDA “os interesses económicos não podem ameaçar os interesses do público”.

Durante o tarde, os participantes dividiram-se em 3 grupos que durante 75 minutos debateram temos da actualidade para as bibliotecas europeias. O resultado destes 3 grupos evidenciaram a importância dos bibliotecários no contexto europeu e que a cooperação com parceiros sociais e políticos é extremamente importante para garantir um desenvolvimento sustentado das biblioitecas e dos seus serviços.

O resumo dos contributos dos 3 grupos de trabalho esteve a cargo de Gino Roncaglia que resumiu os contributos em 4 pontos-chave que mostram as principais precupações dos bibliotecários:

– Serviços and e-serviços;
– Direitos dos leitores semelhante ao direito à educação, ao acesso à informação, direito à utilização e reutilização da informação, etc.;
– Aspectos legais: questões relacionadas com direitos/copyright/lobbying/regulamentos/gestão de direitos digitais;
– Conteúdos digitais.

Klaus-Peter Bötther encerrou a conferência agradecendo as internvenções, a presença de todos os participantes e convidou todos os presentes a estarem na 22º Conferência Anual da EBLIDA que em 2014 decorrerá em Atenas, para dar seguimento ao debate e analisar os novos desenvolvimentos das bibliotecas no contexto europeu.

Similar Posts