gUuntJKgLGcLAeK 556x313 noPadNo passado mês de Novembro a BAD, através do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas (GT-BP), associou-se à campanha promovida pela Civic Agenda onde apelava os deputados europeus a assinar a Declaração Escrita 0016/2013 sobre o impacto das bibliotecas públicas para as comunidades da Europa.

Esta iniciativa pretendia fazer com que este assunto fosse alvo de análise por parte da Comissão Europeia, sendo que para isso seria necessário que a Declaração tivesse o apoio de pelo menos 50 % dos Eurodeputados. A data limite para conseguir obter o apoio do maior número possível de assinaturas era até ao dia 7 de Janeiro de 2014.

De forma a conhecer melhor esta iniciativa o GT-BP contactou a Civic Agenda e definiu-se que a melhor estratégia seria a tradução dos principais materiais gráficos e a criação de uma petição online dirigida aos 22 Eurodeputados portugueses. Paralelamente, foi enviado um email personalizado onde se explicava esta iniciativa e solicitava o apoio à Declaração Escrita.

Até ao dia 7 de Janeiro esta nossa petição tinha conseguido recolher 1.576 assinaturas, tendo-se confirmado o apoio à Declaração Escrita 0016/2013 de 10 dos 22 deputados portugueses do Parlamento Europeu.

Os nossos agradecimentos aos eurodeputados que contribuíram para colocar na agenda a importância das bibliotecas públicas e o seu impacto nas comunidades da Europa:

– Alda Sousa
– Marisa Matias
– Edite Estrela
– Maria Graça Carvalho
– Elisa Ferreira
– Capoulas Santos
– Regina Bastos
– Carlos Coelho
– João Ferreira
– Inês Zuber

A Declaração 0016/2013 foi subscrita por 214 eurodeputados dos 28 estados membro. São 28% dos representantes eleitos para a Comissão Europeu, que representam 112 milhões de pessoas.

Apesar do objectivo da iniciativa não ter sido alcançado na sua plenitude, a Civic Agenda retomará este assunto, tendo feito um apelo à Comissão Europeia e aos governos dos Estados membro para que reconheçam o papel crucial das bibliotecas públicas nas comunidades da Europa.

No final deste processo a Civic Agenda enviou ao GT-BP da BAD uma mensagem de agradecimento pela participação nesta iniciativa:

“This is fantastic news and demonstrates what a great national campaign you have been running. I spoke to a member of Ines Zuber MEP’s staff in Brussels yesterday and she said they had received a large number of emails from constituents asking them to sign WD 0016/2013 (and not just cut and paste emails). Well done!!!!”

Support Written Declaration 0016/2013 on the impact of Public Libraries
https://www.facebook.com/WDpubliclibraries?fref=ts

Contribua também para a divulgação dos resultados finais desta campanha como forma de apoio e promoção das bibliotecas públicas europeias.

http://www.change.org/petitions/eurodeputados-portugueses-apoio-%C3%A0-declara%C3%A7%C3%A3o-escrita-0016-2013-sobre-o-impacto-das-bibliotecas-p%C3%BAblicas-nas-comunidades-da-europa?utm_campaign=petition_created&utm_medium=email&utm_source=guides

 

Similar Posts