O Museu Nacional do Teatro está a preparar um Workshop intitulado Fotografia-Investigação-Arquivo, que se destina a sensibilizar os jovens investigadores, estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento para a importância do estudo das coleções de fotografia.
Cartaz wks MNTEsta iniciativa pretende dar visibilidade a um longo e intenso trabalho que o Museu Nacional do Teatro tem vindo a desenvolver no âmbito do inventário, da digitalização e da investigação das suas coleções de fotografia teatral.

É de destacar a relevância do trabalho realizado no espólio teatral do fotógrafo Joaquim da Silva Nogueira, uma longa e aturada investigação que se revelou fundamental para o estudo do teatro português e do retrato fotográfico em Portugal no período 1918-1950.

Sublinhe-se que o Museu conta com a mais significativa coleção de provas de retrato fotográfico em Portugal.

Para além do MNT participarão no workshop outras entidades da Direção-Geral do Património Cultural e instituições externas como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa, o Arquivo Histórico Ultramarino, a Casa do Infante do Porto, o Arquivo Municipal da Figueira da Foz e o Arquivo Municipal de Évora (já confirmadas).

Também são de salientar as presenças de diversos investigadores de centros universitários como o CHAIA da Universidade de Évora, o IHA da FCSH, a FCH da UCatólica, o ISCTE e a ESBAL que  apresentarão comunicações sobre relevantes trabalhos de investigação nesta área já realizados ou em curso.

Nessa medida, a organização manifesta o gosto de contar com a presença de todos os interessados no assunto, dando relevância às coleções fotográficas dos respectivos acervos ou apresentando comunicações sobre possíveis trabalhos de investigação em fotografia ou em coleções fotográficas.

O Workshop terá lugar no auditório do Museu Nacional do Teatro, decorrendo nos dias 7 e 8 de Maio de 2014.

Para a participação no Workshop, o envio do título e do resumo da respetiva comunicação deverá ser feita até ao dia 22 de Março de 2014 para o email paulorbaptista@yahoo.com.

O resumo deverá ter até 250 caracteres (incluindo espaços). Por sua vez a comunicação deve corresponder, no máximo, a cerca de 6 páginas (em formato normalizado) para um tempo de 10 minutos de exposição (aproximadamente).

O MNT, pretendendo proceder à publicação das comunicações em formato eletrónico, irá solicitar a entrega dos respetivos textos nos 60 dias subsequentes à data do Workshop (num formato que poderá chegar às doze páginas normalizadas). 

Para qualquer assunto relacionado com o Workshop poderá ser contactado o secretariado, a cargo de Paulo Baptista, para o email paulorbaptista@yahoo.com ou através do telefone 217567410.

Similar Posts