3congressoLMC

O GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática – apela à participação nos trabalhos do 3º congresso “Literacia, Media e Cidadania”, que se realiza em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, em 17 e 18 de Abril de 2015.

Este evento propõe trazer a actualidade e a complexidade deste nosso mundo para o centro da reflexão. Daí ter sido escolhido para tema central dos debates precisamente este: “Literacia Mediática e Leituras Críticas do Mundo”.

A ideia central é a de que na sua diversidade, o mundo – tanto o global como o local – constitui um desafio e uma oportunidade, mas que precisa de ser acompanhado e lido com atenção e espírito crítico, como se de um texto se tratasse. O sentido do que acontece nem sempre ou quase nunca salta aos olhos. E precisamos de encontrar os instrumentos que nos ajudem nessa tarefa. Já não podemos confiar essa actividade a outros, como faziam os Romanos com os áugures que em Roma, observavam o voo ou do canto dos pássaros para adivinhar o futuro. Essa compreensão crítica advém da atenção e da análise dos acontecimentos, da partilha de informação e da participação à escala de cada um. Nós próprios construímos o “texto” da actualidade do mundo.

As respostas às velhas perguntas “onde estamos, de onde vimos e para onde vamos?” são hoje indissociáveis dos meios de comunicação e de informação. Através dos audiovisuais e das redes digitais eles conquistaram um tal lugar no quotidiano das pessoas e das sociedades que é quase impossível a vida sem aprender a usá-los, a compreender e a dominar os seus códigos, e a aperceber-se dos riscos e potencialidades que eles comportam, não só do ponto de vista técnico, mas também cultural e ético.

É através deles que podemos – ou não – aprender a ler o mundo em que vivemos. E ler é, como sempre foi, interpretar e dar sentido ao mundo e à vida. O que, na vertigem dos acontecimentos e na nebulosa que caracteriza tantos fenómenos, se torna cada vez mais necessário.

O 3º Congresso aborda a Literacia, os Media e a Cidadania – três conceitos não independentes, mas conjugados entre si. A Literacia é o ângulo de abordagem; os Media são o contexto e a Cidadania é o horizonte de sentido de um edifício que é a vida social em construção.

Os organizadores, um grupo informal de instituições públicas que se reúne e trabalha desde 2009, gostariam de convidar à apresentação de propostas de comunicações e de posters que incidam sobre relatos críticos de experiências pedagógicas; conclusões ou pontos de situação de projectos de intervenção; investigações de natureza qualitativa e quantitativa; análises de conteúdos ou de programas mediáticos ou outras propostas imaginativas que se situem no âmbito temático do   Congresso.

As propostas de comunicação deverão:

  • Ter uma extensão entre 250 e 300 palavras;
  • Incluir um título, nome do(s) autor(es) e até quatro palavras-chave;
  • Explicitar se se trata de uma proposta de comunicação ou de poster;
  • Referir objetivos, enquadramento, fundamentação, metodologia, entre outros aspectos considerados relevantes;
  • Ser enviadas no prazo abaixo indicado para o seguinte e-mail: congressolmc@gmail.com

Cada participante só poderá apresentar uma comunicação como primeiro autor.

O calendário a ter em atenção é o seguinte:

  • Até 31 de Outubro de 2014 – envio das propostas de comunicações (resumos) à Comissão Científica para avaliação.
  • Até 15 de Dezembro de 2014 – informação, por parte da Comissão Científica, sobre a aceitação das propostas de comunicações.
  • Até 15 de Março de 2015 – envio dos textos completos das comunicações à Comissão Científica.

O GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática – é constituído pelas organizações seguintes: Comissão Nacional da UNESCO; Conselho Nacional de Educação; Direção Geral de Educação; Entidade Reguladora para a Comunicação Social; Fundação para a Ciência e Tecnologia – Sociedade da Informação; Gabinete para os Meios de Comunicação Social; Rádio e Televisão de Portugal; Rede de Bibliotecas Escolares; e Universidade do Minho – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Similar Posts