Armanda Salgado, Filipa Medeiros e Lígia Rafael
A Rede de Museus do Distrito de Beja tem como principal objetivo a realização de ações de formação e divulgação que possibilitem aos seus técnicos a aquisição de conhecimentos e competências nas mais diversas áreas. Neste âmbito, em colaboração com o Campo Arqueológico de Mértola, realizaram-se em Mértola dois seminários que abordaram temáticas atuais: o marketing digital e os sistemas de informação nos museus.
O primeiro seminário, “Marketing digital; na conquista dos museus portugueses”, ministrado por Armanda Salgado, decorreu no dia 13 de outubro, e abordou a importância do marketing em termos organizacionais, tendo sido dado a conhecer a evolução do conceito de marketing, as fases de elaboração de um plano estratégico de marketing, a identificação de modelos de participação e monitorização nos social media e noções relativas a algumas ferramentas que possibilitam a monitorização de um projeto na web social.
O segundo seminário “A representação da informação e os sistemas de organização do conhecimento nos museus”, ministrado por Filipa Medeiros, decorreu no dia 17 de novembro, e teve como principal objetivo dar a conhecer os fundamentos teóricos relativos à representação da informação e os diferentes sistemas de organização do conhecimento e a sua correta seleção e aplicação. Para além dos fundamentos teóricos em torno da organização e representação da informação, das normas nacionais e internacionais e das tipologias e caraterização dos sistemas de organização do conhecimento, foram também apresentados projetos de referência e boas práticas no âmbito da representação da informação em museus e foi abordada a temática dos sistemas de informação integrados e da necessária interoperabilidade entre instituições de memória – museus, arquivos e bibliotecas.
Estes seminários contaram com a presença de cerca de 3 dezenas de técnicos dos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola, Moura, Serpa, Vidigueira, do Campo Arqueológico de Mértola e da Fundação Serrão Martins. Para além de um importante momento de aquisição e aprofundamento de conhecimentos, estes seminários constituíram também importantes momentos de partilha e de troca de experiências. Num futuro breve, ambiciona-se que estas ações de formação tenham repercussões nas práticas museológicas da Rede de Museus do Distrito de Beja, por exemplo através da realização de workshops, então com uma vertente mais prática e ajustada aos museus.