Untitled-1Cristina Cortês

Os grupos de trabalho, FRBR Review e FRBR/CRM Dialogue, da IFLA (International Fereration of Library Associations and Institutions) e ICOM-CIDOC (International Council for Museums – International Committee on Documentation) apelaram à participação da comunidade internacional, para a revisão da versão 2.2 do modelo FRBRooFunctional Requirements for Bibliographic Records – object oriented, até 20 de abril 2015.

O Modelo FRBRoo é uma ontologia formal e resulta da harmonização entre o modelo FRBRer- Functional requirements for Bibliographic Records- entity relationship, da área da biblioteca e o CIDOC CRM (ISO 21127:2006), da área do museu.

Este modelo recupera e apresenta as pistas subjacentes à descrição, sob a forma de representação semântica, para a troca de informação cultural entre as Instituições de Memória. Neste sentido, apresenta uma visão comum necessária para o desenvolvimento de sistemas de informação que permitem servir os interesses tantos dos profissionais como os utilizadores, no tratamento, na pesquisa de informação e nos conteúdos relacionados.

Em 1998 foi editado o modelo concetual FRBR – Functional requirements for Bibliographic Records, pela IFLA, com o objetivo de estabelecer uma lógica de relações entre os diferentes pontos de acesso, resultantes da descrição e do conteúdo, numa única estrutura. De acordo com a IFLA (2008, p. 21) o estudo tem dois objetivos principais: “providenciar um enquadramento claramente definido e estruturado para relacionar os dados que constam dos registos bibliográficos com as necessidades do utilizador desses registos” e “recomendar um nível mínimo de funcionalidade para registos criados pelas agências bibliográficas nacionais”. Este modelo é baseado no entity-relationship model – (ER) model e especifica os elementos e suas propriedades, sendo composto por: entities, attributes e relationaships que estão representadas sob a forma de três grupos: grupo 1, representação do trabalho intelectual ou artístico; grupo 2: representação do autor (pessoa física, família e coletiva); grupo 3: representação dos assuntos.

O CIDOC CRM – Comité International pour la Documentation : conceptual Reference Model, para Doerr (2003), é um modelo concetual que permite a real interoperabilidade da metainformação, entre os vários sistemas de informação. Para a conceção da sua arquitetura foram tidos em conta todos os intervenientes do sistema e respetiva contextualização da informação, no espaço e no tempo. O controlo de autoridade das entities (objects, events e actors) é efetuado através dos tesauros.

frbroo v2O processo de desenvolvimento da harmonização do modelo FRBRoo iniciou formalmente em 2003 com a representação de membros de ambas as comunidades, IFLA FRBR Review Group e CIDOC CRM Special Interest Group (CRM-SIG), sob a supervisão de Martin Doerr (ICS FORTH, Greece), Patrick Le Bœuf (BnF, France), e Pat Riva (BAnQ, Canada).

Em 2010, foi apresentada a versão 1.0 do modelo com o resultado da harmonização do grupo 1 do modelo FRBRer ao modelo CIDOC CRM e em 2015, a atual versão, com o resultado da harmonização dos outros dois grupos, FRAD – Functional Requirements of Authority Data e FRSAD – Functional Requirements for Subject Authority Records (International Working Group on FRBR e CIDOC CRM Harmonisation, 2015).

Os contributos para a última versão deverão ser enviados ao coordenador do grupo de trabalho FRBR Review, Chris Oliver (christine.oliver@uottawa.ca).

Referências:

DOERR, Martin – The CIDOC conceptual reference module: an ontological approach to semantic interoperability of metadata. AI Mag. 24:3 (2003) 75–92.

IFLA; CAMPOS, Fernanda Maria Guedes (trad. De) – Requisitos funcionais dos registos bibliográficos : relatório final. Lisboa : BN, 2008. ISBN 978-972-565-435-4.

INTERNATIONAL WORKING GROUP ON FRBR; CIDOC CRM HARMONISATION – FRBR object-oriented definition and mapping from FRBRer, FRAD and FRSAD [Em linha]. Version 2.2. [S.l.] : International Working Group on FRBR and CIDOC CRM Harmonisation, 2015 Disponível em WWW:<URL:http://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/frbr/frbroo_v2.2.pdf>.

Similar Posts