FACILITA BANNER
© Biblioteca Municipal de Arcos de Valdevez
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Livro, Arcos de Valdevez tem programação para todos os públicos.

O município de Arcos de Valdevez vai comemorar o Dia Mundial do Livro nos dias 23 e 24 de Abril, tendo para tal preparado um alargado conjunto de actividades.  Encontros com escritores nas escolas e nos jardins de Infância das IPSS, implementação de pontos de Bookcrossing em vários locais do concelho e alargamento do Projecto FACILITA a mais uma empresa, são as iniciativas em destaque.

António Mota e Pedro Seromenho, dois escritores que se dedicam em exclusivo à criação literária para a infância e juventude marcarão presença, respectivamente, nos dias 23 e 24 de Abril. António Mota tem muitos dos seus livros referidos no Plano Nacional de Leitura e o seu livro Pedro Alecrim faz parte da restrita selecção de obras de leitura obrigatória das Metas Curriculares de Português. Além disso, é um contador de histórias cuja plasticidade oral lhe permite “surpreender” crianças e adultos. Por essa razão, ele é o escritor que no dia 23 de abril, irá apadrinhar duas iniciativas em torno do livro: o arranque do Projeto Facilita na empresa de Produção de Vestuário Afonso, localizada na Zona Industrial de Paçô, e o início do Bookcrossing no nosso concelho. Ainda no mesmo dia António Mota deslocar-se-á à Escola Básica de Távora e ao Centro Escolar Manuel C. Brandão (Sabadim) para conversar com os alunos e professores sobre as descobertas que só a leitura permite.

Pedro Seromenho que escreve, desenha e ilustra os seus livros é o autor convidado para falar de livros, no dia seguinte 24 de Abril, com as crianças dos Jardins de infância das IPSS  – Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez, Centro Social e Paroquial de Guilhadeses (Cantinho Alegre), Santa Casa da Misericórdia e Associação Juventude de Vila Fonche (Pousadinha). Já no final das sessões, Pedro Seromenho apadrinhará o ponto de Bookcrossing que ficará na Central Coordenadora de Transportes.

O que é o Bookcrossing?

O Bookcrossing é uma iniciativa internacional que pretende fomentar a troca gratuita, anónima e informal de livros usados por cidadãos de todo o mundo. No fundo trata-se de mais uma rede social,  fundada nos Estados Unidos, cujo principal objectivo é incentivar as pessoas a “libertar”, a encontrar e a ler livros.

Ao aderir ao Bookcrossing, o município irá disponibilizar dez expositores Bookcrossing que serão espalhados faseadamente em locais públicos e nalguns estabelecimentos privados (empresas). Na primeira fase, durante os dias de celebração do Dia Mundial do Livro serão colocados quatro pontos: na Central Coordenadora de Transportes, na EB2,3/S, na Porta do Mezio e na empresa Afonso.

A partir de quinta-feira, 23 de Abril os arcoenses podem participar nesta iniciativa mundial, “dando asas” aos seus livros que estão encerrados em estantes e permitir que outros os leiam, seguindo a sua trajectória através do site www.bookcrossing.com.

O que é O FACILITA – Fábrica de Conhecimento para Leitores Activos?

É uma iniciativa do município arcoense, iniciada em Abril de 2010, cujo objectivo principal é aproximar os adultos trabalhadores dos livros e da leitura. Quinzenalmente um colaborador da biblioteca municipal dirige-se a uma das unidades industrias aderentes para levar livros, DVDs, jornais, informação sobre a programação cultural do município e outras informações.

O projecto Facilita tem funcionado ininterruptamente desde Abril de 2010 na COINDU (zona industrial de Padreiro) e na Sarreliber (zona Industrial de Mogueiras, Tabaçô) e é agora alargado com a adesão da Afonso (zona Industrial de Paçô).

No total, o projecto conta com mais de 300 leitores inscritos, tendo realizado mais de 6000 empréstimos de livros, em cinco anos.

 

Resumo das actividades 

23/04 sessões com o escritor António Mota
9.30h Escola Básica de Távora para alunos do 5º e 6º anos
12:30h Empresa Afonso – Produção de vestuário  (Zona Industrial de Paçô)
– palestra
– apadrinhamento da abertura do Projecto Facilita

– apadrinhamento de um ponto de Bookcrossing com a contribuição de um livro com dedicatória do autor
14:30h Centro Escolar de Sabadim para alunos do  5º e 6 anos
16:30h Apadrinhamento de um ponto de Bookcrossing na EB23/S com a contribuição de um livro com dedicatória do autor

24/04 sessões com o escritor/ ilustrador Pedro Seromenho
9h30 Jardim de Infância Pousadinha (Vila Fonche)
10h30 Jardim de Infância da Santa Casa Misericórdia de Arcos de Valdevez
12h00 Apadrinhamento de um ponto Bookcrossing com a contribuição de um livro com dedicatória do autor, na Central Coordenadora de Transportes
14h30 Jardim de Infância Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez
16h00 Jardim de Infância Guilhadeses “Cantinho Alegre”

Similar Posts