O Portal CAMinho: Portal de Conhecimento e Memória apresentado publicamente em 17 de fevereiro de 2021 no âmbito do 47º aniversário da Universidade do Minho, agrega informação relativa aos acervos documentais das bibliotecas e arquivo pertencentes ou associados à Universidade do Minho. Trata-se assim de uma plataforma que facilita o acesso a informação e a documentos de diferentes tipologias à guarda do Arquivo Distrital de Braga (ADB), Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento (SMS), Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), Biblioteca Pública de Braga (BPB), Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB) e RepositóriUM.

Para os envolvidos neste projeto, este Portal significa, simultaneamente, um ponto de chegada e um ponto de partida. Ponto de chegada resultante de num longo processo iniciado em 2014 pela USDB, BPB e BLCS. O projeto incluiu a instalação de um novo software de gestão bibliográfica – KOHA – nas bibliotecas universitárias, na BLCS, na BPB e na SMS, bem como a criação do portal agregador CAMINHO, usando a plataforma RETRIEVO, envolvendo também o ADB. Ponto de partida para o reforço da cooperação, partilha de recursos e serviços, para o estabelecimento de uma rede das bibliotecas e arquivo associados à UMinho.

A estratégia de crescimento do CAMinho assentará, por um lado, no aumento e diversidade dos recursos que disponibiliza e, por outro, na variedade de serviços que permitirá prestar a públicos diversificados. Quanto ao primeiro aspeto, importa referir a integração, a curto prazo, das publicações da UMinho Editora e, a médio e longo prazo, de núcleos museológicos decorrente da participação do Museu Nogueira da Silva no Portal.

Para além da realização de ações de formação destinadas aos profissionais e utilizadores do CAMinho, o Portal permite atribuir um maior destaque às coleções especiais e temáticas dos diferentes serviços documentais. Nesse sentido, algumas efemérides, nacionais e internacionais, serão assinaladas com a organização de exposições online dos recursos documentais e informativos a elas associados, existentes nas várias unidades.

O trabalho “em rede” no qual o Portal assenta, promove as capacidades de atuação de cada uma das instituições complementando a informação contida na apresentação dos catálogos e permitindo a abertura e/ou enriquecimento de linhas de investigação. Para além de uma maior interação entre as várias unidades é igualmente previsível um aumento significativo da visibilidade que o património de cada uma das bibliotecas/arquivos pode, por si só, captar e motivar, preservando-se, simultaneamente, a respetiva identidade e a presença e forma de atuação específicas. Para além destes aspetos, está prevista a configuração de um serviço de empréstimo interbibliotecas assim como o desenho de uma programação cultural mais abrangente, orientada para a academia, mas também para a comunidade em geral.

O Portal CAMinho constitui um poderoso instrumento de afirmação da UMinho como uma Universidade sem muros, comprometida com o acesso aberto ao conhecimento e com a ciência aberta, que disponibiliza, difunde e partilha o conhecimento que produz e o património e a memória que custodia e preserva.

Convidamo-lo a descobrir o património das bibliotecas e arquivos associados à Universidade do Minho, pois ele é a memória de um passado que não se deve esquecer, mas também um portal de acesso a um infinito conjunto de conhecimentos e saberes que potenciará novos caminhos individuais e coletivos.

Arquivo Distrital de Braga
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Biblioteca Pública de Braga
Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas

Similar Posts