UNESCOEm 2015, a UNESCO, definiu como tema do Dia Internacional da Literacia (8 de setembro) “Literacia e Sociedades Sustentáveis”, considerando a literacia como um factor chave para o desenvolvimento sustentável.

As competências de literacia constituem pré-requisitos essenciais para uma aprendizagem mais ampla de modo a alcançar conhecimentos, aptidões, atitudes e valores universais e considerados fundamentais para a criação de sociedades sustentáveis. Do mesmo modo, o progresso em áreas de desenvolvimento sustentátel, como a saúde ou a agricultura, estão intimamente relacionadas com o desenvolvimento de competências de literacia.

A celebração do Dia Internacional da Literacia, será este ano dedicado à criação de parcerias e sinergias entre a literacia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que serão aprovados durante a 70ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Setembro de 2015, e onde constam também as recomendações da IFLA.

Também este ano, a ELINET (European Literacya Policy Network), criou a Semana da Literacia como literacyforma de alertar para a necessidade de tomar medidas que permitam aumentar os níveis de literacia.

De 8 a 17 de Setembro, decorre por toda a europa a “Semana da Literacia 2015” que inclui diversos eventos em bibliotecas e escolas, um concurso para eleger a melhor iniciativa e a realização de uma conferência em Bruxelas no último dia.

Esta iniciativa tem como objetivo alertar a sociedade e os decisores políticos para os baixos níveis de literacia verificados no continente europeu, através de um estudo recente, e iniciar um movimento de instituições e individuos interessados em dar o seu contributo na resolução deste problema.

Pode registar a sua iniciativa sobre este tema através do endereço – www.literacyweek.eu/join-us – e assim integrar o mapa europeu com a distribuição das iniciativas nos diversos países.

No endereço da ELINET www.literacyweek.eu pode encontrar algumas sugestões de atividades!

Mais informações:

“ACT NOW!” – Relatório da União Europeia sobre Literacia da Europa
UNESCO – International Literacy Day 2015
ELINET – European Literacy Policy Network

Similar Posts