1000Foi uma feliz coincidência que o dia de 2011 em que foram publicadas as primeiras notícias na atual versão eletrónica do “Notícia BAD” tenha sido o mesmo que as comunidades de bibliotecários e educadores celebram como o dia Internacional do Livro Infantil: 2 de Abril.

O primeiro texto publicado afirmava-se como o Estatuto Editorial do novo “Notícia BAD, e traçava as linhas fundamentais com que queríamos organizar o jornal que, estando já longe de ser novo (o seu primeiro número impresso é já de há 40 anos!) , se apresentava então totalmente renovado e com todas as diferenças que implicam a opção por uma versão exclusivamente eletrónica.

Passaram já mais de quatro anos e, incluindo o atual, o número de textos publicados é de um milhar, facto que decidimos assinalar, com esta singela chamada de atenção. Impor-se-ia talvez um olhar retrospetivo mais cuidado, procurando analisar forças e fraquezas, e identificar caminhos de futuro. Infelizmente as circunstâncias atuais não permitem fazê-lo nesta altura com esse detalhe. Mas este é um trabalho necessário, a fazer com tempo e método, e será certamente feito num próximo número ou data redonda.

notícias publicadasIndependentemente das vicissitudes que sempre afetam uma publicação como esta, podemos seguramente orgulhar-nos de ter cumprido escrupulosamente o Estatuto Editorial quando estabelece que devem ser observados rigorosamente “os princípios éticos inerentes às profissões da área, nomeadamente o pluralismo e a independência política, económica e religiosa.”

Alguns números dão ideia do caminho que o jornal tem percorrido. O número de Notícias publicadas ao longo destes quatro anos e meio testemunha uma crescente implantação nos meios profissionais que cada vez mais contam com o “Notícia BAD” para noticiar as suas atividades e problemas.

número de visitasO Número de visitas em crescimento constante e sustentado ilustra o interesse de leitores que visitam o sítio do jornal em praticamente todo o mundo.

Os dados de 2015 não incluem os últimos quatro meses do ano pelo que é seguro que os indicadores ultrapassarão largamente os do ano de 2014.

A partir do caminho percorrido podemos perceber o muito que este jornal ainda precisa de melhorar em vários aspetos para cumprir todo o seu potencial. Para este fim é fundamental a participação de todos, principalmente dos profissionais que dia a dia procuram melhorar os serviços que prestam às suas comunidades.

Naturalmente estes sucessos só são possíveis graças à excelente resposta que um grande número de profissionais tem dado aos nossos apelos para que escrevam textos e nos enviem. Isto aplica-se tanto a profissionais individualmente como aos que nos escrevem no âmbito de alguns dos grupos de trabalho da BAD. A todos, o CDN da BAD agradece a sua imprescindível colaboração.

Similar Posts