A ideia do projeto do Diretório das Bibliotecas de Ensino Superior surgiu logo na 1ª reunião do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (em Janeiro de 2012), enquanto se discutia quais iriam ser as áreas de intervenção e o plano de ação do GT-BES.

Definidos os pilares da ação do GT, a constituição de um Diretório de Bibliotecas que permitisse criar uma rede de contatos inclusiva, atualizada, geradora de sinergias e de potenciais novos serviços desde logo se apresentou como essencial para a concretização dos seus objetivos.

O projeto foi desenvolvido ao longo dos 2 anos seguintes, paralelamente a outros projetos e eventos promovidos pelo GT-BES, ficando o Diretório das Bibliotecas de Ensino Superior finalmente disponível no 2º semestre de 2014, com a designação Diretório BAD.

Diretorio

O objetivo era reunir, num mesmo ponto de acesso online a informação relativa a todas as Bibliotecas e Centros de Documentação do Ensino Superior português, funcionando como uma ferramenta de referência para profissionais, alunos, investigadores, mas também para os cidadãos em geral.

Concluída a fase de lançamento, desde 2015 tem sido reforçado o contato junto das instituições que não aderiram inicialmente, o que permitiu o aumento de Bibliotecas registadas, participando atualmente 171 Bibliotecas académicas.

imagem 2 GTBES diretorio

As Bibliotecas do Ensino Superior encontram-se organizadas em cinco subcategorias:

categorias

A partir de 2015, a plataforma do Diretório passou a acolher também as categorias Bibliotecas da Administração Central e Arquivos Municipais, e posteriormente as Bibliotecas dos Museus, dando assim resposta às necessidades identificadas por outros grupos de trabalho e delegações da BAD.

imagem 4 GTBES diretorio

 

Encontrando-se o projeto atualmente numa fase de amadurecimento e estabilização as prioridades são:
– garantir a qualidade dos dados disponibilizados (prevendo-se para breve o contacto com os participantes para a atualização e validação da informação submetida anteriormente);
– acrescentar valor ao trabalho já desenvolvido, nomeadamente refletir sobre potenciais serviços para a comunidade com base no diretório;
– continuar a crescer: manter o formulário online para submissão de novas entradas.

imagem 5 GTBES diretorio

 

Pode aceder ao Diretório aqui e consultar a informação de uma Biblioteca clicando nos ícones no mapa ou utilizar a caixa de pesquisa.
Ao clicar nos resultados terá acesso a toda a informação disponível sobre essa Biblioteca (desde os serviços prestados, o horário, a política de admissão de utilizadores, os links para o catálogo, o repositório, o website institucional, os contatos, e outra informação útil).

Como participar:

  • Bibliotecas de Ensino Superior – Podem ser submetidas novas entradas de BES de Portugal usando o seguinte formulário.
    Arquivos Municipais – Podem ser submetidas novas entradas de Arquivos usando o seguinte formulário.
  • Bibliotecas da Administração Central – O processo de recolha das BAC é feito por email pelo grupo de trabalho respetivo, mas terá brevemente um formulário próprio disponível.
  • Bibliotecas de Museus – Para o registo de bibliotecas de museus use o seguinte formulário.
imagem 6 GTBES diretorio

 

Bem-vindo(a) ao Diretório!

Similar Posts