O 4º Encontro BAD ao Sul realiza-se este ano em Sines, no Centro de Artes, no dia 24 de Setembro, sob o lema Bibliotecas, Arquivos e Museus Revisitados.
Os profissionais de informação vivem um período de grandes desafios, que exigem uma reflexão e ação.
No caso dos arquivos, a nova ferramenta proporcionada pela Lista Consolidada para a classificação e a interoperabilidade; as questões do acesso à informação e o Regulamento Geral de Proteção de Dados; as soluções disponíveis para a descrição e para a gestão documental e as novas exigências legais e do acesso; as novas regras de utilização de meios digitais para a reprodução de documentos. Todos estes desafios são exigentes e pressupõem algumas mudanças nos arquivos.
No que diz respeito às bibliotecas, neste ano em que se celebra o 25º aniversário do Manifesto das Bibliotecas Públicas da IFLA/UNESCO, propõe-se que se assinale a data através da reflexão dos bibliotecários sobre a forma como o Manifesto alterou estas instituições. Também os museus e os seus sistemas de inventariação, quer do património material, quer do imaterial, são desafiados hoje a garantir a preservação e o acesso a utilizadores cada vez mais exigentes e informados.
Os profissionais de informação procuram cada vez mais o trabalho em cooperação para o mesmo desiderato – em conjunto trabalhar melhor e fornecer ao utilizador a informação que lhe é necessária, quer seja um cidadão, investigador ou leitor.
Junte-se aos profissionais da informação do Sul para mais uma jornada de reflexão sobre os horizontes da nossa profissão.
Temáticas:
- Manifesto às bibliotecas e Declaração Universal sobre os Arquivos, da UNESCO;
- Redes de cooperação;
- O papel do arquivista e do profissional da informação nas organizações.
Data limite para o envio de propostas para apresentações 24×7: 22 de Julho.
Para mais informações consulte o site do 4º Encontro BAD ao Sul: https://www.bad.pt/eventos/event/4o-encontro-bad-ao-sul/