Em 2020, ano tão especial que nos levou a grandes alterações nas nossas atividades profissionais, pessoais e associativas em virtude do contexto pandémico que vivemos e continuamos a viver, o GT-SIM procurou dinamizar um maior número de atividades destinadas não só aos seus membros mas também a todos os profissionais das BAM.
Vale a pena relembrar os conceitos e os objetivos estratégicos que estão subjacentes à criação do GT-SIM e que sempre têm orientado os trabalhos desde a sua criação em 2012.
Utiliza-se o conceito operatório de sistema de informação em museus (SIM) enquanto conjunto ordenado de elementos inter-relacionados que reúne, armazena, processa, faculta, informação considerada relevante para a missão e funcionamento da entidade museológica. Este sistema é centrado na coleção e na prática museológica. Entende-se aqui a coleção como um conceito abrangente que compreende todos os acervos museológicos, independentemente da sua natureza ou suporte.
Como estratégias de comunicação e gestão o GT-SIM promove anualmente a elaboração do relatório e plano de atividades. Estes instrumentos garantem também a visibilidade dos projetos desenvolvidos, quer ao nível do trabalho que os membros que integram o grupo têm vindo a efetuar, quer ao nível da reflexão que o GT-SIM tem vindo a proporcionar junto dos profissionais da informação, práticas subjacentes aos objetivos estratégicos definidos de constituir-se como uma plataforma de dinamização do diálogo e articulação entre todos os profissionais da informação no universo dos acervos museológicos e, também, enquanto parceiro ativo na sociedade civil, valorizando a profissão através da realização de encontros, seminários e outras iniciativas de formação e reflexão profissional.
E são eles que continuam a orientar e reforçar as nossas linhas de ação em 2020 e para 2021:
Manter as plataformas colaborativas e de comunicação do grupo a partir das quais se pretende continuar a disponibilizar a todos os profissionais informação, formação, materiais de trabalho, entre os quais metodologias, procedimentos, e bibliografia nacional e internacional;
Consolidar os trabalhos de traduções de documentos e de preparação de documentos de apoio em curso;
Colaborar com o Conselho Nacional da BAD no desenvolvimento do plano de atividades da Associação;
Participar no plano de formação da Associação com a realização de webinares, seminários e outros eventos.
No âmbito da formação em 2020, os webinares e seminário tiveram 195 participantes, dos quais 135 associados da BAD. O perfil dos participantes foi muito variado, com maior destaque para os profissionais que exercem no ensino superior e na administração local:
Webinar “Os projetos OPENGLAM e GLAM-WIKI” – 15 de outubro | Luísa Alvim
Webinar “O uso de vocabulários controlados na organização e gestão de informação sobre património cultural” – 22 de outubro | Juliana Rodrigues Alves
Webinar “O sistema de gestão de qualidade no museu do ISEP” – 3 de novembro | Patrícia Costa
Webinar “Como utilizar vocabulários controlados sobre património cultural na minha instituição?” – 17 de novembro | Juliana Rodrigues Alves
Webinar “O uso de vocabulários controlados na organização e gestão de informação sobre património cultural – 2ª edição” – 20 de novembro | Filipa Medeiros
Seminário “Os vocabulários controlados na organização e gestão da informação e o seu papel na acessibilidade digital” – 27 de novembro | Filipa Medeiros, Juliana rodrigues Alves, Marlene Rocha, Natália Jorge, Susana Medina (edição online)
Realizámos ainda o workshop “O desenvolvimento de normas para a gestão da informação em museus”, que contou com cerca de 120 participantes.
Continuámos a alimentar o Notícia BAD, o Centro de Documentação Virtual e o Diretório de bibliotecas e arquivos da BAD.
Em 2020, compilámos a produção do GT-SIM no repositório Zenodo. A partir de setembro de 2020 os nossos trabalhos encontram-se preservados num repositório certificado e podem ser citados através do respetivo DOI: https://zenodo.org/communities/gt-sim_bad/.
Para 2021 mantêm-se as mesmas linhas de ação: as plataformas de divulgação e colaboração, a preparação de documentos técnicos ou a sua tradução, e a realização de webinares, seminários ou outros eventos.
Apelamos a todos os profissionais que participem ativamente no grupo, pois ninguém sabe mais do que nós todos juntos!