Todos juntos somos mais fortes!
Ou de como os Assistentes Operacionais podem fazer a diferença numa Biblioteca Escolar ou em qualquer Biblioteca, este foi o tema de mais uma conversa em torno das nossas bibliotecas
“Conversas em torno das nossas Bibliotecas”, uma iniciativa promovida pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares (BAD), reuniu no passado dia 28 de janeiro, numa sessão a distância, cerca de trinta pessoas em “amena cavaqueira” promovendo o diálogo sobre o papel dos assistentes operacionais nas Bibliotecas Escolares.
A organização do encontro iniciou-se com o convite a duas assistentes operacionais (AO), com formação específica para estas funções, de dois agrupamentos de escolas do concelho de Sintra, respetivamente, Aida Cadime do AE Queluz-Belas e Paula Proença do AE Miguel Torga. O desafio lançado passava por relatarem a sua experiência no quotidiano das suas bibliotecas, partilharem as alegrias e os constrangimentos.
Estiveram presentes, além de professores bibliotecários, outros docentes e outras AO, de outras zonas do país, que partilharam os seus testemunhos. Em comum: o gosto pelo trabalho que desenvolvem, sentindo-o como uma valorização pessoal, o prazer pelo apoio aos alunos (inclusive na formação leitora), a diversidade de tarefas que desenvolvem… Dificuldades sentidas: as escassas oportunidades de formação específica e respetiva valorização na sua avaliação, o facto de, por vezes, estarem alocadas a vários espaços, além da Biblioteca.
Muitos dos professores bibliotecários fizeram questão de frisar a importância destes elementos da equipa, para a existência de bibliotecas estáveis, tendo sido também referidas situações de escolas em que tem sido difícil colocar ou manter os AO na equipa, apesar do trabalho desenvolvido por professores bibliotecários e coordenadores interconcelhios da Rede de Bibliotecas Escolares, junto das Direções.
Unânime foi, entre os presentes, o reconhecimento da importância e urgência de se definir uma carreira técnica para estes profissionais. Ficou a proposta de reflexão para se definir o conteúdo funcional da mesma e a respetiva formação.
A finalizar combinou-se para breve uma nova conversa em torno da mesma temática, tentando chamar outros à tertúlia. Uma justa homenagem a estes profissionais que constituem, muitas vezes, um motivo para os alunos passarem pela Biblioteca e acabarem por permanecer.
O Grupo de Trabalho de Bibliotecas Escolares