23 de outubro – Dia da Biblioteca Escolar
Tema de 2023 pela IASL – Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar

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Em outubro celebra-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual, criada pela International Association of School Librarianship (IASL), com o objetivo de destacar o papel fundamental das bibliotecas escolares no ecossistema educativo. Falamos de uma oportunidade das bibliotecas escolares divulgarem os seus trabalhos, as suas linhas de ação e os seus projetos, nas mais diversas áreas, desde a leitura às literacias, fomento das competências literárias, acesso à cultura, desenvolvimento de uma cultura sustentável em prol da Agenda 2030 das Nações Unidas ou a consolidação das competências e aprendizagens na era da transição e transformação digital, imprescindíveis ao exercício de uma cidadania plena.
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar comemora-se na quarta segunda-feira do mês de outubro que, em 2023, corresponde ao dia 23 de outubro.
O tema do MIBE 2023 da IASL é Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar. Trata-se de um tema que vai ao encontro do papel das bibliotecas escolares no século XXI como makerspaces – espaços para inventar, compartilhar habilidades, consolidar competências transversais, questionar, criar e pensar. O makerspace agrega também quatro competências do futuro, as “4Cs” – (Criação, Comunicação, Colaboração e Crítica, ou melhor, Pensamento Crítico), onde as crianças e jovens utilizam diversas tecnologias e ferramentas para criarem, o que exige, criatividade, imaginação e espírito crítico.

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Rosenheck, L. (2020). Making Learning Visible in Makerspaces. Observatory of Educational Innovation. Tecnológico de Monterrey. https://observatory.tec.mx/edu-bits-2/making-learning-visible-in-makerspaces/

Ao nível da educação, assistimos ao desenvolvimento de um ecossistema educativo digital e ao aparecimento de tecnologias emergentes, conduzindo a que as escolas e, obviamente, as bibliotecas escolares, se adaptem a esta transformação, como espaços criativos, inovadores, equitativos e inclusivos, espaços transformadores de informação em conhecimento, no prosseguimento do tema do MIBE 2023 – lugar preferido para criar e imaginar.

Em termos de tecnologias emergentes, falamos, entre outras, da Computação em Nuvem, da Internet das Coisas (IoT), da Inteligência Artificial ou Inteligência Artificial Generativa para simplificar processos e facilitar a comunicação com os utilizadores no processo educativo, da Tecnologia 5G e Tecnologias Quânticas, dos espaços com Webmarketing, dos espaços com Robótica e Programação, da Impressão 3D, do Metaverso, dos espaços de Gamificação, onde os alunos recorrem ao uso de mecânicas de jogos para convocar e acionar, resolver problemas e melhorar a aprendizagem, como, por exemplo, os Future Classroom Lab – criado pela European Schoolnet, em 2012 e, constituído por seis espaços flexíveis e reconfiguráveis (Criar, Interagir, Apresentar, Investigar, Partilhar e Desenvolver), para além, dos Learning Labs ou os makerspaces, como vimos, enquanto espaços de criação e imaginação da biblioteca escolar no século XXI.

Breve cronologia para a celebração das Bibliotecas Escolares a nível mundial

[Brasil]
1971 – Criação daInternational Association of School Librarianship (IASL).
9 de abril de 1980 – Criação da Semana Nacional do Livro e da Bibliotecae do Dia do Bibliotecário, ambos instituídos pelo decreto nº 84631, de 9 de abril de 1980.
Contudo, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, enquanto o Dia do Bibliotecário é celebrado a 12 de março – data do nascimento do primeiro bibliotecário do Brasil, Manuel Bastos Tigre  (1882-1957).
Recentemente, a 30 de agosto de 2023, a Comissão de Educação e Cultura aprova a criação do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares. [Em Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal), a Comissão de Educação e Cultura aprovou o Projeto Lei n.º 5656, de 2019, que define a biblioteca escolar como equipamento cultural obrigatório, prevê os seus objetivos e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares].


[Estados Unidos da América, AASL]
abril de 1985 – Criação em abril, do Mês das Bibliotecas Escolares pela American Association of School Librarians (AASL), uma divisão da American Library Association, desde 1951.
A 4 de abril é celebrado o Dia do Bibliotecário Escolar e a 25 de abril, o Dia Nacional dos Trabalhadores em Bibliotecas ( https://www.ala.org/aasl/advocacy/slm ).

[Portugal]
agosto de 1996 – Lançamento do Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) pelos Ministérios da Educação e da Cultura (Despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96, de 27 de agosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital. Segundo dados da PORDATA, em 1997 existiam 164 Bibliotecas Escolares da RBE e, em 2022, 2568 Bibliotecas Escolares da RBE (sendo 2538 Bibliotecas Escolares do subsistema do Ensino Público e 30 do Ensino Privado).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar é comemorado na quarta segunda-feira do mês de outubro que, em 2023, corresponde ao dia 23 de outubro (https://www.rbe.mec.pt/np4/56.html ).


1999 – Criação do Dia Internacional da Biblioteca Escolar, proclamada pela Presidente Blanche Woolls, da IASL, na quarta segunda-feira de outubro de cada ano ( https://iasl-online.org/Guidelines-International-School-Library-Month ).
dezembro de 2007 – A IASL aprova o mês de outubro, como Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), em substituição do Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
outubro de 2008 – Celebração, pela primeira vez, do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, pela IASL.
1 de julho – Dia Mundial das Bibliotecas.
outubro  – Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
23 de outubro 2023 – Dia da Biblioteca Escolar (Portugal).

Ana Margarida da Costa

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