As Diretrizes da IFLA para Desenvolvimento Profissional Contínuo: Princípios e Melhores Práticas foram publicadas em 2016, substituindo as de 2006, de autoria de Jana Varlejs, com contribuições de muitos outros profissionais da Continuing Professional Development and Workplace Learning Section.

Neste documento defende-se que o futuro da profissão BAD depende da aprendizagem contínua e do desenvolvimento profissional, alertando para que na profissão é preciso investir no desenvolvimento e manutenção do conhecimento de cada profissional, envolvendo esforços das instituições, das associações profissionais e das pessoas individuais. Assim, as diretrizes destinam-se não só aos responsáveis pela educação que atribuem graus académicos nesta área, mas também, às instituições que empregam profissionais, às associações profissionais e aos organismos responsáveis pelo desenvolvimento de unidades de informação, bibliotecas, arquivos, etc., e aos próprios indivíduos.

Cada profissional da Informação, bibliotecário, arquivista, documentalista é o principal responsável para prosseguir na aprendizagem contínua para melhorar constantemente o seu conhecimento e as suas habilidades. Manter a excelência na profissão é um desiderato de todos os códigos de ética profissional. Estes defendem que cada um é responsável perante si mesmo, perante a profissão e perante a sociedade.

Portanto, cabe a cada profissional a atividade de aprender permanentemente, baseando-se numa avaliação constante, analisando as suas carências e o seu rendimento, para poder preparar-se para responsabilidades futuras. Estas responsabilidades passam pela excelência do serviço e da organização onde trabalha, pela melhoria da carreira e pelo contributo para o crescimento da profissão. Por outro lado, cabe aos empregadores dos profissionais de informação o incentivo e a criação de oportunidades de programas de desenvolvimento e aprendizagem para o fomento de serviços adequados.

Também, as associações profissionais têm um papel crucial na promoção e defesa da qualidade, no desenvolvimento profissional contínuo, incentivando e proporcionando aos profissionais formas de o concretizarem. As instituições de ensinam devem encorajar os seus estudantes para a contínua aprendizagem depois da obtenção dos graus académicos, difundindo cursos em novas áreas de aprendizagem e oferecendo novas oportunidades de educação contínua.

Luísa Alvim
Vogal Profissão

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