portal 1920x600 1

Celebrar 50 anos em 2023 não é de todo uma data desprovida de significado e torna este legado de 50 anos de existência da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação – BAD ainda mais importante, responsabilizando-nos a todos na continuidade e na prossecução dos objetivos desta associação.

Há 50 anos as comunicações e as deslocações não eram tão fáceis como hoje e criar uma associação não era, de todo, isento de riscos pessoais e profissionais, o ambiente político da época não era propício ao associativismo e mesmo assim, um conjunto de bibliotecários e arquivistas, tiveram a firmeza, a vontade e a visão para criar uma associação profissional que os representasse e fosse um espaço de discussão, reflexão, desenvolvimento e encontro profissional.

Não podemos, entre outros aspetos desta associação, esquecer o legado e a luta por salários iguais e a valorização profissional de uma profissão que não tinha o mesmo reconhecimento de outras profissões com as mesmas habilitações. 

O associativismo sendo tão antigo como a humanidade e um sinal de maturidade da sociedade, não o devemos tomar como um direito garantido e é por isso que é muito importante o envolvimento dos profissionais na BAD e usufruirmos do direito e do privilégio de nos podermos juntar para discutir, partilhar e pensar o nosso trabalho e a nossa profissão.

A sessão de comemoração dos 50 anos da BAD vai realizar-se no dia 8 de dezembro, com início pelas 14h30, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra e será um momento especial sobretudo de encontro e festa, uma oportunidade para rever colegas e celebrar a profissão, a BAD e o associativismo.

Nesta sessão serão evocados vários momentos importantes na construção desta associação, serão entregues os diplomas aos novos Associados Honorários da BAD, profissionais que marcaram a vida da associação ou que desenvolveram trabalho relevante na área e impacto na profissão.

Será, também, entregue o Prémio BAD Maria José Moura 2023, que já vai na sua 3ª edição, e que pretende reconhecer e valorizar a profissionais da informação.

De destacar também a apresentação preliminar dos resultados do Inquérito sobre os Profissionais da Informação em Portugal, um estudo que irá dar-nos a conhecer uma comunidade que se vem construindo e que nos possibilitará definir estratégias e políticas e fazer crescer ainda mais esta profissão.

O programa inclui um momento musical a cargo da Banda do Exército e uma visita ao Arquivo Histórico, Biblioteca Municipal e à exposição Prémio Varela Pècurto, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, culminando com um jantar convívio com todos os que se queiram juntar.

programa completo da sessão comemorativa dos 50 Anos da BAD pode ser consultado no site da BAD em Eventos.

Como em todos os aspetos da sua vida, propósitos e iniciativas a BAD privilegia o estabelecimento de parcerias, neste aniversário agradecemos o apoio do Município de Coimbra e da MIND.

Este é um aniversário especial, por isso, convidamos todos os associados e amigos para virem festejar meio século de vida da nossa Associação.

Vamos Festejar Juntos!

Similar Posts